Quem está um ponto na frente nas pesquisas está em primeiro ou é só empate? Está em primeiro. Então, informo a vocês que Trump acaba de passar a Kamala, segundo pesquisa New York Times/Siena divulgada no domingo. Ele tem 48%, ela 47%. Pela margem de erro, estão empatados, é bem verdade. Mas o que importa mesmo dessa pesquisa é que ela mostra que a lua de mel da Kamala acabou.
Esse momento “lua de mel” democrata foi embalado pela desistência de Biden e depois pela convenção, que fez a Kamala subir bem nas pesquisas. Sempre é bom lembrar que Biden chegou a ficar 6 pontos atrás de Trump depois do debate que destruiu suas chances de concorrer. Então foi uma lua de mel bem boa para os democratas.
E isso significa também que os holofotes estão agora todos voltados para o primeiro debate Kamala x Trump nesta terça-feira. Lembra do Biden no debate?
Pontos importantes da pesquisa:
1. Eleitor quer mudança. 25% dos eleitores dizem que Kamala representa mais do mesmo.
2. Eleitor não quer candidatos radicais. 47% dizem que Kamala é muito de esquerda. Só 32% acreditam que Trump é muito de direita.
3. Trump ocupa o centro. Uma quase maioria dos eleitores diz que o Sr. Trump “não está muito” à esquerda ou à direita nas questões.
4. Kamala ainda é desconhecida. Quase um terço diz que precisa saber mais sobre ela.
5. Projeto 2025. Três quartos dos eleitores dizem que ouviram falar dele e 63% desse pessoal desaprova o rolê. Vou mostrar mais adiante que o Projeto 2025 voltou com força para a pauta.
6. É a economia, estúpido: Trump tem 13 pontos percentuais a mais de confiança dos eleitores do que Kamala, quando o assunto é economia.
7. Aborto: a vantagem é de Kamala, em 15 pontos.
O que diz o analista de pesquisas do NYTimes, Nate Cohn:
“Para mim, o resultado é um pouco surpreendente. É a primeira liderança para o Sr. Trump em uma grande pesquisa nacional apartidária em cerca de um mês. Como resultado, vale a pena ser pelo menos um pouco cauteloso sobre essas descobertas, pois não há muita confirmação de outras pesquisas.
Análise do site Politico:
Há quase um mês, o POLITICO identificou cinco indicadores-chave da trajetória da eleição além da disputa Harris-Trump. Revisitando-os — com novas pesquisas em mente — sugere que o ímpeto de Harris foi interrompido, mas não revertido: ela ainda está ganhando popularidade, e os eleitores democratas continuam muito mais energizados do que quando o presidente Joe Biden estava no topo da chapa.
(Veja o agregado das pesquisas no fim desta carta.)
O que isso diz sobre Trump?
Que os eleitores continuam fieis, ele não perde pontos.
Reação da Kamala
Finalmente a campanha da Kamala publicou uma lista de suas posições políticas no seu site, depois das pesquisas. Deram até um nome bonito para a seção, na tentativa de convencer eleitores de que ela é a mudança: Um Novo Caminho a Seguir. O texto contrasta sua agenda com as do Projeto 2025.
O Projeto 2025
Trump diz que não tem nada a ver com o Projeto 2025, mas daí ele fez um discurso na sexta-feira, em Wisconsin, que só não era o projeto 2025 porque ele não deu esse nome. Aqui você fica sabendo tudo sobre o Projeto 2025.
Ele prometeu:
- eliminar definitivamente o Departamento de Educação.
- redirecionar os esforços do Departamento de Justiça.
- demitir funcionários públicos encarregados de executar políticas do governo Biden com as quais ele discorda.
- Robert F. Kennedy Jr estará muito envolvido nas questões de saúde. O ex-candidato é um cético em relação às vacinas.
- Criar a comissão de eficiência, que será comandada por Elon Musk. A propósito, ele chamou o Musk de Leon
Trump volta com tudo ao noticiário
Depois da seca que passou com Kamala dominando todo e qualquer noticiário, Trump está com tudo de volta. E daquele jeitinho Trump, falando coisas que você pensa: por que ele está falando isso?
Na sexta, ele fez uma “coletiva de imprensa” também e só falou das mulheres que o acusaram de assédio sexual. E veja bem, sem ninguém ter perguntado. Sim, darling, também me pergunto como isso é bom para a campanha de alguém.
Ele ficou 45 minutos falando do assunto, dando detalhes das alegações e ainda falou mal dos advogados dele na defesa, que estavam inclusive do lado dele durante a “coletiva.”
Falando em defesa
O juiz que vai definir a pena de Trump no processo em que ele foi condenado por um júri por 34 crimes, por ter subornado um atriz pornô para que ela não contasse nada sobre um suposto encontro sexual durante a campanha de 2016, resolveu que só vai dar a pena depois das eleições. Sim, e você acha que eleição no Brasil é que é bizarra?
De olhos nas pesquisas
KAMALA CAINDO. Aqui nesse cantinho a gente mostra um agregado de pesquisas que reflete qual a média para um candidato e outro. E o que estamos vendo aqui é a Kamala perdendo tração. Pela média calculada pelo RealClearPolitics, Kamala está 1,4 ponto à frente do Trump, 0,4 ponto a menos do que na semana passada. Na média do New York Times, com base no projeto FiveThirtyEight da ABC, Kamala está com 2 pontos à frente de Trump. Aqui também uma queda, já que na semana passada a diferença era de 3 pontos.