A fabricante taiuanesa de microprocessadores TSMC projetou nesta quinta-feira crescimento na receita de 2024, apoiada na crescente demanda por chips usados em sistemas de inteligência artificial, apesar do setor de tecnologia estar lidando fraqueza na demanda por smartphones e veículos elétricos.
A TSMC, maior fabricante de chips sob contrato do mundo e uma das principais fornecedoras da Apple e da Nvidia, disse a analistas que inteligência artificial representava uma grande oportunidade.
“Somos um facilitador essencial para aplicativos de IA. Até agora, tudo o que você viu para IA vem da TSMC”, disse o presidente-executivo, C.C. Wei, depois que a empresa divulgou lucro líquido de quarto trimestre acima das expectativas do mercado.
Para conjuntos avançados de chips, a demanda foi muito forte e a TSMC não pode oferecer capacidade suficiente para dar suporte aos clientes, tendência que continuará no próximo ano, acrescentou. Mas Wei disse que, em relação ao setor em geral, está preocupado com excesso de capacidade.
“Pode haver um excesso de capacidade sendo construído agora. Portanto, a preocupação com isso é válida”, disse o executivo, embora tenha acrescentado que isso não era uma preocupação para a TSMC devido à forte demanda dos clientes por suas tecnologias especializadas.
Olhando para o futuro, a TSMC disse que planeja expandir sua presença global de fabricação, com a construção de fábrica na Alemanha prevista para começar no quarto trimestre deste ano, enquanto a empresa ainda decide qual tecnologia vai especializar uma segunda fábrica no Estado norte-americano do Arizona.
Uma primeira fábrica da companhia no Japão será inaugurada no próximo mês, com produção em volume prevista para o quarto trimestre. A empresa também avalia necessidade de ter uma segunda fábrica no país.
A TSMC estimou investimentos de 28 bilhões a 32 bilhões de dólares para este ano, em linha com 2023 e prevê ampliar produção em Taiwan este ano, com fábricas da companhia no país se especializando em tecnologia de chips de 2 nanômetros, devido à forte demanda por computação de alto desempenho.
A TSMC teve queda de 19% no lucro líquido do quarto trimestre, para 238,7 bilhões de dólares de Taiwan (7,6 bilhões de dólares), em relação a um trimestre particularmente forte no ano anterior.
No entanto, o lucro superou a estimativa da LSEG SmartEstimate de 226,4 bilhões de dólares de Taiwan.
A companhia estima para 2024 crescimento na faixa de 15% a 20% na receita em dólares americanos.