Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Ucrânia prende mulher acusada de espionar Zelenskiy para a Rússia

Ucrânia prende mulher acusada de espionar Zelenskiy para a Rússia

A suspeita foi presa na cidade portuária de Mykolaiv, no sul do país, de acordo com o serviço de segurança da Ucrânia

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Serviço de Imprensa da Presidência da Ucrânia/Divulgação via REUTERS)

 A agência de inteligência da Ucrânia afirmou nesta segunda-feira que prendeu uma mulher acusada de buscar informações sobre os itinerários do presidente do país, Volodymyr Zelenskiy, antes de uma viagem do chefe de Estado, além de tentar passar informações sobre instalações militares para a Rússia.

Finclass Vitalício Quadrado

O serviço de segurança ucraniano, SBU, não revelou o nome da pessoa detida. Uma mulher com cabelo escuro e vestido preto e branco foi vista sendo levada por dois agentes, em foto publicada no site da agência. Os rostos estavam desfocados.

A suspeita foi presa na cidade portuária de Mykolaiv, no sul do país, de acordo com o serviço de segurança. Zelenskiy visitou a cidade no dia 27 de julho.

O SBU também acusou a mulher de tentar estabelecer as localizações de sistemas bélicos eletrônicos da Ucrânia, além de depósitos de munições perto da cidade portuária de Ochakiv, a 48 km de Mykolaiv.

“Membros do SBU pegaram a traidora em flagrante, quando ela tentava passar informações para os invasores”, informou a agência, acrescentando que medidas adicionais de segurança foram tomadas durante a visita presidencial.

A mulher é de Ochakiv e costumava trabalhar em uma loja que vendia mercadorias para soldados de uma das unidades militares ucranianas, informou o SBU. Um tribunal aprovou a prisão e, caso condenada, ela pode pegar uma sentença de até 12 anos, de acordo com o comunicado.

Finclass Vitalício Quadrado

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.