Home Economia e Política Ucrânia quase duplica tarifas de energia para bancar reparação

Ucrânia quase duplica tarifas de energia para bancar reparação

Um consumidor médio pagaria cerca de 285 hryvnias (7 dólares) a mais na sua conta mensal de eletricidade após o aumento, estimou o governo

por Reuters
0 comentário

O governo da Ucrânia quase duplicará os preços da eletricidade ao consumidor a partir de sábado, para ajudar a financiar uma reparação da infra-estrutura energética do país após a intensificação dos bombardeios russos, disseram autoridades.

O setor energético ucraniano foi gravemente danificado pelos ataques aéreos russos durante mais de 27 meses de guerra. Nos últimos dois meses, a Rússia intensificou as ações, interrompendo a maior parte da produção térmica e hidroelétrica da Ucrânia, causando apagões e empurrando as importações de eletricidade para níveis recordes.

“Aumentar a tarifa é um passo difícil, mas necessário. O objetivo é não ficar sem energia, manter o sistema”, disse o ministro da Energia, German Galushchenko, nesta sexta-feira.

“Uma reconstrução em grande escala está à nossa frente, exigirá enormes esforços e fundos. Durante todo este tempo, a campanha de reparação nas instalações de geração, distribuição e transmissão estará em andamento.”

O Ministério da Energia disse em comunicado que as tarifas de eletricidade para as famílias foram fixadas em 4,32 hryvnias (0,107 dólares) por quilowatt-hora até 30 de abril de 2025.

A tarifa anterior era de 2,64 hryvnias.

Um consumidor médio pagaria cerca de 285 hryvnias (7 dólares) a mais na sua conta mensal de eletricidade após o aumento, estimou o governo.

O aumento das tarifas dos serviços públicos durante a guerra tem sido um tema altamente sensível para o governo, à medida que as taxas de pobreza disparam, com muitos ucranianos perdendo seus empregos, fugindo de suas casas para zonas mais seguras e enfrentando um custo de vida mais elevado.

O Banco Mundial estima que cerca de um terço da população ucraniana vive atualmente na pobreza.

Galushchenko disse que o nível tarifário anterior cobria apenas cerca de um terço do valor da eletricidade e que o governo não tinha condições de mantê-lo, dada a escala dos danos.

Os ataques russos resultaram em mais bilhões de dólares em danos ao setor de energia, disseram as autoridades.

Em nota explicativa, o governo afirmou que a Ucrânia perdeu 6,33 gigawatts de capacidade de geração e enfrenta um déficit de eletricidade em dias úteis.

O governo ucraniano está sem dinheiro, canalizando a maior parte das suas receitas para esforços de defesa e dependendo da ajuda financeira ocidental para as despesas sociais e humanitárias.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.