Lágrimas de desespero se transformaram em alegria para a Ucrânia, após a classificação para a Eurocopa de 2024 ser conquistada com uma vitória dramática, por 2 x 1, na final da repescagem sobre a Islândia nesta terça-feira, no estádio Wroclaw, na Polônia um campo neutro, mas que tomou partido.
Viktor Tsygankov e Mykhailo Mudryk marcaram no segundo tempo para cumprir a missão em uma campanha em que a Ucrânia foi forçada a jogar partidas “em casa” na Eslováquia, na República Tcheca, na Alemanha e na Polônia, após a invasão da Rússia em fevereiro de 2022, que provocou uma guerra ainda em andamento.
Será a quarta participação consecutiva da Ucrânia na Eurocopa. Ela está no Grupo E, ao lado de Bélgica, Eslováquia e Romênia, adversária da estreia em 17 de junho.
“Obrigado, rapazes! Obrigado, time! Por terem provado mais vez que, quando os ucranianos encaram desafios, mas se recusam a desistir e continuam lutando, eles invariavelmente vencem”, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy, em uma mensagem no Telegram.
Cantos de “Ucrânia, Ucrânia” ecoaram no estádio, com cenas de alegria e bandeiras amarelas e azuis que não foram muito diferentes do que poderia se esperar se o jogo fosse em Kiev.
A Polônia abriga um grande número de refugiados da guerra, muitos dos quais devem ter estado no estádio para testemunhar um dos grandes triunfos do time, dadas as circunstâncias.