Home Economia UE alerta sobre desinformação na plataforma X após ataque do Hamas e pede ação de Musk

UE alerta sobre desinformação na plataforma X após ataque do Hamas e pede ação de Musk

"Por favor, liste as violações às quais você alude no X, para que o público possa vê-las", disse ele no X

por Reuters
3 min leitura
X,Twitter (Imagem: Reprodução/REUTERS/Dado Ruvic)

O comissário para indústria da União Europeia disse ao empresário Elon Musk que a desinformação está se espalhando em sua plataforma de redes sociais X desde o ataque surpresa do grupo islâmico palestino Hamas a Israel, instando-o a tomar contramedidas alinhadas com as novas regras de conteúdo online da UE. 

Thierry Breton disse nesta terça-feira ter indícios de que o X, anteriormente conhecido como Twitter, estava sendo usado para disseminar conteúdo ilegal e desinformação na União Europeia.

“Portanto, convido você a garantir urgentemente que seus sistemas sejam eficazes e relatar à minha equipe as medidas de crise tomadas”, disse Breton a Musk em uma carta datada de 10 de outubro vista pela Reuters.

Breton não deu detalhes sobre a desinformação citada.

Respondendo à postagem de Breton no X, Musk disse que a política de sua empresa prevê que tudo seja de código aberto e transparente.

“Por favor, liste as violações às quais você alude no X, para que o público possa vê-las”, disse ele no X.

As regras de conteúdo online conhecidas como Lei de Serviços Digitais (DSA, em inglês) exigem que o X e outras grandes plataformas online removam conteúdo ilegal e tomem medidas para enfrentar  riscos para a segurança pública e discurso cívico.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.