Finday 970x90 1
Home EconomiaAgronegócio UGA eleva safra de grãos da Ucrânia para 80,5 milhões de toneladas

UGA eleva safra de grãos da Ucrânia para 80,5 milhões de toneladas

O ministério da agricultura ucraniano estimou a colheita de grãos em 56,4 milhões de toneladas para o ano, em comparação com 55,3 milhões de toneladas em 2022

por Reuters
3 min leitura
Ucrânia

A previsão da safra de grãos e oleaginosas de 2023 da Ucrânia foi elevada em 3,7 milhões de toneladas, para 80,5 milhões de toneladas, informou o sindicato de comerciantes de grãos UGA nesta segunda-feira.

Finclass

“O aumento na previsão da safra deste ano se deve às condições climáticas favoráveis e ao rendimento das colheitas melhor do que o esperado”, disse a UGA em um comunicado.

A colheita deve incluir 28 milhões de toneladas de milho, 22 milhões de toneladas de trigo, 5,8 milhões de toneladas de cevada, 13,9 milhões de toneladas de sementes de girassol, 4,1 milhões de toneladas de colza e 4,8 milhões de toneladas de soja, disse a UGA.

O ministério da agricultura ucraniano estimou a colheita de grãos em 56,4 milhões de toneladas para o ano, em comparação com 55,3 milhões de toneladas em 2022.

A UGA disse que o excedente exportável de grãos e sementes oleaginosas da Ucrânia pode totalizar 49 milhões de toneladas na temporada de julho a junho de 2023/24, contra 58 milhões de toneladas em 2022/23.

“A UGA enfatiza que esses volumes de exportação na nova temporada só podem ser alcançados se a Ucrânia puder exportar através de seus portos do Mar Negro, bem como se a logística de rotas alternativas, incluindo a rota do Danúbio, for melhorada e barateada”, disse.

Finclass

No entanto, o Danúbio se tornou a principal rota da Ucrânia para a exportação de grãos desde julho, quando a Rússia desistiu de um acordo firmado pela ONU e pela Turquia que dava passagem segura às exportações de grãos, sementes oleaginosas e óleos vegetais de Kiev pelo Mar Negro.

Um ataque de drone russo em um porto ucraniano de exportação de grãos danificou armazéns e incendiou prédios nesta segunda-feira.

O ataque ao porto de Izmail, no rio Danúbio, na região de Odesa, no sul da Ucrânia, atingiu armazéns e prédios de produção, e os destroços dos drones que foram abatidos incendiaram vários prédios de infraestrutura civil, disse o governador regional.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.