Imposto de Renda - LeãoArthur escreveu: “Olá Navarro. Leio seu blog e assino os feeds desde Abril e só mantenho a fidelidade pois acho que suas mensagens são simplesmente ótimas e acessíveis! Parabéns. Gostaria de falar sobre algo que li recentemente e achei bastante interessante. Fazer o possível para receber a restituição do IR no último lote. Isso permitiria receber uma correção com taxa igual à Selic e sobre esse “rendimento” não incide nenhum tipo de imposto! Se isso for verdade, me parece uma ótima oportunidade de ganhar um dinheirinho. Será que o que li, faz sentido”?

Arthur, obrigado pelas freqüentes visitas e por tanto entusiasmo com o material aqui disponibilizado. Fico feliz e satisfeito ao ler suas palavras. Você anda lendo excelentes fontes de informação e o que leu faz todo o sentido. Mas geralmente as pessoas não gostam de “esperar” pelo último lote porque já comprometem a futura restituição comprando bens e fazendo dívidas, muitas vezes desnecessárias. É o péssimo costume do brasileiro, que gasta antes mesmo de receber o dinheiro.

Último lote de IR é bom negócio? Como assim?
É simples. A Receita Federal considera a taxa Selic para corrigir as restituições. Enquanto você não coloca a mão na restituição, ela fica rendendo na mão do Governo. E isso é um bom negócio porque se você receber o dinheiro no primeiro lote e depositá-lo na caderneta de poupança, não terá o mesmo rendimento encontrado pelos contribuintes que receberão a restituição no final. Bacana hein? Claro, existem aplicações mais rentáveis, mas que são mais complexas.

Isso vale pra quem não tem dívidas. Claro.
Se você está no cheque especial, precisa de todo e qualquer recurso para sair. Assim, as primeiras restituições são mais interessantes e desejáveis. É um raciocínio óbvio, eu sei, mas que neste país anda meio esquecido. Ora, se não há como fugir das dívidas, fique com as que cobram menos juros. Fui óbvio de novo não é?

Gostei. Existe algum jeito de “forçar” o recebimento no último lote?
Basta ser brasileiro, entregando a declaração na última hora. A Receita mesmo admite que a ordem de entrega interfere na programação dos lotes. Mas não tome isso como uma regra. Ah, quem tem mais de 60 anos possui prioridade e estará sempre recebendo no primeiro lote.

Enfim, a mordida do Leão é grande e machuca bastante. Mas depois da refeição terminada ele dá uma assopradinha…

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários