Home Economia Um por todos, todos por um, diz primeiro-ministro da Polônia em recado aos EUA

Um por todos, todos por um, diz primeiro-ministro da Polônia em recado aos EUA

Varsóvia, Paris e Berlim consideram a união da UE em torno da defesa e o aumento do apoio dos 27 Estados-membros à Ucrânia cruciais num momento em que o apoio dos EUA a Kiev está diminuindo

por Reuters
3 min leitura
Donald Tusk

Não há alternativa à parceria entre a Europa, a OTAN e os Estados Unidos para enfrentar os crescentes riscos de segurança, disse o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, nesta segunda-feira, à medida que crescem os receios de um desligamento de Washington.

Tusk chegou a Paris como parte de uma viagem que também o levará a Berlim, em busca de laços mais estreitos com as duas maiores potências da Europa em um momento em que a guerra na Ucrânia entra no seu terceiro ano e as capitais europeias olham para a possibilidade de Donald Trump regressar à Casa Branca.

Trump provocou indignação entre os parceiros ocidentais no fim de semana após sugerir que os Estados Unidos poderiam não proteger os aliados da OTAN que não estão gastando o suficiente no caso de uma potencial invasão russa.

“Não há alternativa à UE, à OTAN, à cooperação transatlântica. A Europa deve se tornar um continente seguro, e isso significa que a União Europeia, a França e a Polônia devem se fortalecer e prontas para defender as suas próprias fronteiras e para defender e apoiar os nossos aliados e amigos de fora da União”, disse Tusk numa declaração conjunta com o presidente francês, Emmanuel Macron.

“É provavelmente aqui em Paris que as palavras de ‘Os Três Mosqueteiros’, de Alexandre Dumas, ressoam mais claramente: ‘um por todos e todos por um'”, disse ele, referindo-se ao romance de Dumas.

Varsóvia, Paris e Berlim consideram a união da UE em torno da defesa e o aumento do apoio dos 27 Estados-membros à Ucrânia cruciais num momento em que o apoio dos EUA a Kiev está diminuindo no meio de lutas políticas internas em Washington.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.