A previsão de níveis altos de umidade no solo na maioria da região Sul, devido às chuvas ocorridas nos últimos meses, podem ser favoráveis para a semeadura dos cultivos de inverno, aponta o Inmet.
O órgão divulgou nesta quinta-feira (13) o seu Boletim Agroclimatológico Mensal.
O documento faz uma análise das condições climáticas em maio de 2024, bem como as condições oceânicas observadas e suas tendências e o Prognóstico Agroclimático para o período: junho, julho e agosto de 2024.
Algumas restrições hídricas, contudo, podem ocorrer no norte do Paraná e afetar o desenvolvimento do trigo e parte do milho segunda safra em estágio reprodutivo.
Chuvas acima da média
Ainda conforme o Inmet, a previsão indica maior probabilidade de chuvas acima da média climatológica. Na maioria da região, exceto no oeste do Rio Grande do Sul, onde a previsão é de chuvas abaixo da média.
A temperatura do ar deverá prevalecer acima da média histórica em grande parte da região, principalmente no extremo norte do Paraná, onde devem ser registrados os maiores valores de temperatura.
Já no Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina, são previstas temperaturas próximas à média.
“Destaca-se que, em áreas serranas, as temperaturas podem ser inferiores a 14°C em determinados dias, devido à entrada de massas de ar frio que podem reduzir a temperatura mínima, favorecendo a ocorrência de geadas”, observa o órgão.