Bom dia, pessoal!
Para quem nos acompanha há mais tempo, a semana começou com Airdrop (o famoso dinheiro de graça).
Vamos às notícias:
O Airdrop de respeito: durante o final de semana (não sem alguma confusão e polêmicas típicas de cripto), tivemos o anúncio do airdrop da Etherfi, um dos maiores protocolos de liquid restaking do mercado.
Há vários critérios de elegibilidade para o airdrop, sendo que o mais comum deles são os investidores que adquiriram eETH ou weETH nas redes do Ethereum, ou da Arbitrum e alocaram esses tokens em pools na Pendle.
Se você realizou essas operações, ou simplesmente foi holder de eETH, ou weETH, vale a pena checar se você está elegível ao airdrop. Já temos notícias de investidores que conseguiram alguns milhares de reais com alocação baixa.
Cheque sua elegibilidade neste link: https://claim.ether.fi/
Solana, a exceção: temos uma correção em andamento. O Bitcoin (BTCUSD) cai 6,5% nos últimos 7 dias, o Ethereum (ETHUSD) cai 13% e a maioria das altcoins caem entre 20% e 30%.
A exceção, vale a pena notarmos, é o token SOL (SOLUSD), da rede Solana, com alta acumulada de 36% nesse mesmo período.
Desde a segunda metade do ano passado, temos instruído nossos clientes e investidores a migrarem parcelas cada vez maiores de suas alocações em altcoins e no próprio Ethereum para a Solana.
A rede, cujas transações são rápidas e muito baratas, tem se beneficiado diretamente pela ascensão das memecoins como temática de investimento (a maioria das memecoins que você ouve falar na internet estão na Solana) e indiretamente com a quantidade relevante de projetos ainda sem token e cuja expectativa do mercado é de que realizem airdrops nos próximos meses.
Ambos esses vetores têm trazido liquidez e interesse para o ecossistema da Solana e beneficiado inclusive várias altcoins que recomendamos dentro deste ecossistema.
Agenda macro da semana:
Quarta-feira (19/03/24): entre quarta e quinta dessa semana teremos a reunião do Federal Reserve para definir os juros básicos nos EUA.
O consenso é de manutenção, mas todos estão bastante ansiosos pela ata da reunião, em busca de pistas sobre quando o FED considera apropriado começar a cortar os juros.
Uma mensagem mais leniente e pistas de que os cortes estão mais próximos que o esperado podem ajudar todos os ativos de risco, especialmente os cripto ativos que são os mais sensíveis às mudanças de regime de liquidez.
Quinta-feira (20/03/24): na quinta saem dados de emprego, que imediatamente ajudarão o mercado a calibrar sua leitura da ata do FED.