Home Empresas Usiminas: desembargador suspende bloqueio R$ 346 mi

Usiminas: desembargador suspende bloqueio R$ 346 mi

O processo pede reparação de dano moral coletivo em razão da emissão de poluentes atmosféricos conhecidos por "pó preto" em Ipatinga

por Reuters
0 comentário
Usiminas

A Usiminas (USIM3) informou que foi suspensa a decisão liminar da justiça de Minas Gerais que bloqueava 346,7 milhões de reais da companhia, em ação movida em julho pelo Ministério Público do Estado, que acusa a empresa de emissão de poluição atmosférica na região da usina siderúrgica de Ipatinga.

Na quarta-feira, segundo a empresa, o desembargador Fábio Torres de Sousa, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, “deferiu a antecipação de tutela recursal para suspender a eficácia da decisão liminar até o julgamento do Agravo de Instrumento, suspendendo, em consequência, as determinações de bloqueio de valores nas contas da Usiminas e de comunicação ao mercado sobre a existência da ACP e da aludida ordem de bloqueio”.

Na decisão de bloqueio do valor das contas da empresa, na segunda-feira, o juiz Rodrigo Braga Ramos, da 2ª Vara Cível da Comarca de Ipatinga, determinou que a Usiminas, no prazo de 48h, comunicasse ao mercado financeiro e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a existência da ação judicial e a ordem de bloqueio dos recursos.

O processo pede reparação de dano moral coletivo em razão da emissão de poluentes atmosféricos conhecidos por “pó preto” em Ipatinga há décadas, segundo o MPMG. Segundo o ministério público, a empresa assinou um termo de ajustamento de conduta em 2019 para implantação de ações para resolver o problema com prazos para redução das emissões até 2028.

Resposta

“A companhia, respeitosamente e de maneira fundamentada, discorda das alegações e argumentos aduzidos pelo MPMG nos autos da ACP, que ainda se encontra em estágio inicial, não tendo sequer começado a fase de especificação e produção de provas”, afirmou o comunicado assinado pelo vice-presidente de Finanças da Usiminas, Thiago da Fonseca Rodrigues.

A empresa também acrescentou que já adotou diversas medidas voltadas à melhoria da qualidade do ar no município de Ipatinga (MG) e vem intensificando suas ações com foco no meio ambiente, tendo desembolsado cerca de 2 bilhões nos últimos cinco anos em ações relacionadas a melhorias em seus parâmetros ambientais.

A Usiminas esclareceu que a decretação do bloqueio não era capaz de “acarretar efeito materialmente relevante sobre a condução de seus negócios e atividades ou sobre a sua situação financeira, ou patrimonial, uma vez que não a impedia de continuar honrando normalmente suas obrigações financeiras”.

A companhia ainda acrescentou que possui caixa de mais de 4,9 bilhões de reais.

Veja o comunicado:

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.