A operadora de rede de fibra óptica V.Tal afirmou nesta segunda-feira que assinou acordo para conceder à Oi (OIBR3) empréstimo de 758,5 milhões de reais, com vencimento em 2027, segundo termos do plano da segunda recuperação judicial da companhia, antes considerada como uma campeã nacional.
O empréstimo da V.Tal, controlada por fundos do BTG Pactual (BPAC11), será concedido na modalidade “debtor in possession” e terá garantias reais e “fidejussórias”, afirmou a empresa em fato relevante ao mercado.
Além do empréstimo, a V.Tal disse que acertou acordos com alguns credores da Oi sobre eventual participação em uma segunda rodada de leilão de ativos da companhia, que está em recuperação judicial desde 2016.

“A eventual participação da proponente (V.Tal ou afiliada) no processo competitivo para a aquisição da UPI ClientCo ocorrerá somente caso seja infrutífera a primeira rodada do procedimento para alienação da UPI ClientCo”, afirmou a empresa no fato relevante.
A Oi anunciou na sexta-feira que assembleia de credores aprovou plano de recuperação judicial da empresa. A companhia havia informado em fevereiro que o plano incluía a captação de um empréstimo “superprioritário” em reais, equivalente a 650 milhões de dólares e venda de participações em empresas, incluindo a companhia de fibra ótica V.tal.
Grupamento de ações
A empresa anunciou no final de março que seu conselho de administração aprovou proposta de grupamento de ações a ser submetida a assembleia de acionistas em 29 de abril.
A companhia pretende agrupar papéis ordinários e preferenciais na proporção de 10 para 1 para elevar o valor para pelo menos 1 real.
Veja o comunicado da Oi