Vai viajar de férias? Planejamento e a viagem dos sonhosNão existe nada melhor do que viajar, certo? Provavelmente, você e boa parte dos leitores concordarão que viajar é uma das atividades mais prazerosas da vida. No entanto, quando falta planejamento uma viagem pode se tornar um verdadeiro pesadelo. Pensando especificamente na parte financeira, algumas questões precisam ser levadas muito a sério para que o sonho não se transforme em dor de cabeça (e para que eventuais problemas não durem muito tempo).

Independente do lugar para onde você pretende viajar, é fundamental definir o quanto irá gastar. Depois disso, é hora de olhar no orçamento e avaliar quanto tempo será necessário (e quanto será poupado por mês) para acumular o montante necessário (ou a maior parte), evitando assim que a viagem se transforme em uma dívida muito longa.

É claro que algumas dívidas são administráveis e você pode até parcelar algum pacote de viagem e enquadrar despesas dentro do orçamento, mas o melhor é terminar a viagem sem se preocupar com o seu pagamento, não acha? Assim você chega das férias e sua única preocupação serão as fotos para revelação e os planos para a próxima viagem.

Pretende viajar para o exterior?

Se a viagem é para o exterior, um dos pontos mais importantes é saber que você precisará definir a forma de pagamento que será mais utilizada. Para isso, não faltarão opções:

  • Cartões de crédito;
  • Cartões de débito;
  • Moeda local;
  • Cartão pré-pago.

Se sua opção costumeira é a utilização do cartão de crédito, para compras no exterior é bom saber que a variação cambial obedecerá ao fechamento de sua fatura e não ao dia da compra. Outro ponto que precisa ser considerado é a incidência de 6% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Os cartões pré-pagos possuem algumas facilidades interessantes do ponto de vista de administração do dinheiro usado na viagem. Você sabe exatamente quanto irá gastar (já que o cartão é pré-pago e você o “carregou” com dinheiro antes da viagem) e a alíquota de IOF é menor: 0,38% nessa modalidade. Vale ressaltar que você poderá, a qualquer momento, realizar uma nova recarga, inclusive durante a viagem.

Mesmo com a utilização de um dos tipos de cartão, é sempre prudente levar algum dinheiro em espécie para a viagem. A melhor opção para fugir das variações abruptas é a compra mensal da moeda estrangeira, pouco a pouco, durante os meses que antecedem a viagem. Dessa forma, a oscilação não se torna um perigo para o bolso.

Tenha um resumo da viagem por escrito

É muito importante também confirmar todos os detalhes referentes à viagem, como o local onde ficará hospedado, os detalhes das passagens, informações de contato da agência de turismo, translado e pacotes inclusos no passeio.

Lembre-se também que as fotos de quartos e pacotes de viagem dos sites de hotéis e agências de turismo podem ser meramente ilustrativas, portanto tire suas dúvidas antes de comprar. E, claro, muito cuidado com os gastos com a alimentação, pois eles costumam representar em média cerca de 30% do valor gasto nas viagens.

Conte com a experiência dos amigos

Dicas e sugestões de amigos que já fizeram a mesma viagem são muito valiosas nesse momento, pois evitam que você enfrente problemas por puro desconhecimento. Os passeios turísticos também precisam ser muito bem preparados, já que a maior parte dos hotéis oferecem guias especializados e regulamentados que tornarão o passeio mais seguro.

Cuidado com as ofertas de empresas e guias sem a devida regulamentação, ainda mais se o preço for muito mais baixo. Passeios assim podem colocar sua saúde e a de sua família em perigo e o barato pode sair muito caro.

Agora que você já sabe como se organizar para as férias. Lembre-se que o tempo é seu aliado, tanto para a construção de reservas suficientes para realizar seu objetivo, como também para que você possa desfrutar de períodos onde a viagem pode ficar mais barata: quem viaja fora da alta temporada certamente gasta muito menos.

A mensagem é simples: organização, planejamento com antecedência e disciplina podem tornar suas férias inesquecíveis. Desejo a você um grande ano de 2013 e que sua viagem seja a mais perfeita possível. Abraços e até a próxima.

Foto de freedigitalphotos.net.

Ricardo Pereira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários