Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Comprar ou Vender Vale a pena comprar as ações da Azul antes da RJ?

Vale a pena comprar as ações da Azul antes da RJ?

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Azul

As ações da Azul (AZUL4) estão em forte queda em 2024, acentuada nas últimas semanas com os rumores sobre um possível pedido de recuperação judicial (RJ). Os preços menores já são uma oportunidade?

Finclass Vitalício Quadrado

O time de análise da Guide Investimentos aproveitou o momento para atualizar um estudo sobre o desempenho de empresas que pedem RJ na bolsa.

Segundo o analista Mateus Haag, essas companhias historicamente têm desempenho negativo na bolsa, mesmo após o pedido de RJ ser feito.

Desempenho das ações em recuperação judicial (100 no mês em que o pedido foi feito)

Gráfico 5151
(Fonte: Guide Investimentos e empresas)

“Vale lembrar que normalmente o preço já vem caindo antes do pedido ser feito. Em nossa visão, isso ocorre porque o pedido de RJ envolve geralmente a renegociação de débitos (dívida), com redução nos valores a serem pagos por parte da empresa. Caso houvesse um valor elevado ainda nas ações após o pedido de RJ, é provável que os credores brigassem por termos melhores na reestruturação da dívida”, pontua.

Para ele, o risco-retorno de investir em empresas em RJ é ruim.

“A evidência histórica mostra que mesmo após uma queda acentuada antes do pedido de RJ ser feito, as ações na maioria das vezes continuam em queda após o pedido”, finaliza.

Finclass Vitalício Quadrado

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.