Finclass BlackFriday Desktop Topo VALE 970x90 (1)
Home Finanças PessoaisInvestimentos Vale a pena investir em ETFs – Fundos de Índices?

Vale a pena investir em ETFs – Fundos de Índices?

por Leandro Martins
3 min leitura

Vale a pena investir em ETFs - Fundos de Índices?Os Fundos de Índices – conhecidos em outros países como ETFs (Exchange Traded Funds) – são fundos que buscam obter o retorno de determinado índice e cujas cotas são negociadas na bolsa de valores[bb]. Ao investir em um ETF você aplica, ao mesmo tempo, em uma carteira de ações de diferentes companhias.

PTF_QUADRADO_DINHEIRAMA_v1

Em outras palavras, representa a facilidade de negociação de uma ação com a diversificação (menor risco de concentração) de um fundo de investimento, só que com menor custo. Com ETF, você investe muitas vezes, de uma vez só. A evolução deste tipo de aplicação é evidente e pode ser comprovada através do gráfico abaixo:

Número de ETFs no mundo

Por que investir em renda variável através de ETFs?

  • Facilidade na negociação, pois funcionam como compra e venda de ações através de home broker;
  • Custos muito mais baixos em relação aos fundos de investimento tradicionais que cobram taxa de administração muito altas (mais que 2%), por exemplo. No caso dos ETFs, as taxas ficam abaixo de 1% ao ano;
  • Investimento em diversas em empresas de um segmento ou mercado mesmo com valores mais baixos. Ou seja, diversificação a custos mais acessíveis;
  • Investidor não precisa gerenciar diversas ações em sua carteira.

Por que não investir em renda variável através de ETFs?

  • Liquidez baixa devido à pouca negociação na bolsa brasileira;
  • Não há isenção de cobrança de Imposto de Renda, o que acontece para o caso de negociações diretas de ações para valores com lucro de até R$ 20 mil;
  • Custo alto para o pequeno investidor[bb], já que conta com negociação mínima de 100 cotas. Esta realidade mudará a partir de agosto, quando a negociação mínima passará a ser de 10 cotas, o que barateará bastante o acesso aos ETFs e aumentará sua liquidez.

Conheça as opções de Fundos de Índice disponíveis no Brasil

Ibovespa
Código na bolsa: BOVA11
O iShares Ibovespa busca obter retornos de investimentos que correspondam, de forma geral, à performance, antes de taxas e despesas, do Índice Bovespa. O Índice Bovespa é um índice de mercado que mede o retorno de um investimento em uma carteira teórica calculada pela BM&F Bovespa, composta pelas ações emitidas por companhias que respondam por mais de 80% (oitenta por cento) do número de negócios e do volume financeiro verificados no mercado à vista (lote-padrão) da BM&F Bovespa.
Taxa de administração: 0,54%.

PTF_QUADRADO_DINHEIRAMA_v1

IBrX-Índice Brasil – IBrX-100
Código na bolsa: BRAX11

O iShares IBrX-Índice Brasil (IBrX-100) busca obter, de forma geral, retornos de investimentos que correspondam à performance, antes de taxas e despesas do Índice Brasil (IBrX 100). O Índice Brasil (IBrX 100) é um índice de mercado que mede o retorno de um investimento em uma carteira teórica composta pelas 100 ações mais negociadas na BM&F Bovespa, em termos de número de negócios e volume financeiro. Essas ações são ponderadas na carteira do índice pelo seu respectivo número de ações disponíveis à negociação no mercado.
Taxa de administração: 0,54%.

BM&F Bovespa MidLarge Cap
Código na bolsa: MILA11

O iShares BM&F Bovespa MidLarge Cap busca retornos de investimentos que correspondam, de forma geral, à performance, antes de taxas e despesas, do índice BM&F Bovespa MidLarge Cap. O BM&F Bovespa MidLarge Cap é um índice de mercado que mede o retorno de um investimento em uma carteira teórica calculada pela BM&F Bovespa, composta pelas ações emitidas pelas companhias com os maiores valores de capitalização listadas na BM&F Bovespa, cujo valor total represente, conjuntamente, 85% (oitenta e cinco por cento) da soma dos Valores de Capitalização de todas as companhias listadas na bolsa brasileira.
Taxa de administração: 0,54%.

BM&F Bovespa Small Cap
Código na bolsa: SMAL11
O iShares BM&F Bovespa Small Cap busca obter retornos de investimentos que correspondam, de forma geral, à performance, antes de taxas e despesas, do índice BM&F Bovespa Small Cap. Trata-se de um índice de mercado que mede o retorno de um investimento em uma carteira teórica composta pelas ações emitidas pelas companhias com os menores Valores de Capitalização listadas na BM&F Bovespa, cujo valor total represente, conjuntamente, 15% (quinze por cento) da soma dos Valores de Capitalização de todas as companhias listadas na bolsa brasileira.
Taxa de administração: 0,69%.

Índice BM&F Bovespa Imobiliário
Código na bolsa: MOBI11
O iShares Índice BM&F Bovespa Imobiliário busca obter, de forma geral, retornos de investimentos que correspondam à performance, antes de taxas e despesas, do índice BM&F Bovespa Imobiliário, um índice de mercado que mede o retorno de um investimento em uma carteira teórica calculada pela BM&F Bovespa, composta pelas ações emitidas pelas companhias mais representativas de companhias listadas na bolsa brasileira, dos seguintes setores do ramo imobiliário: construção civil, intermediação imobiliária e exploração de imóveis. As ações componentes são selecionadas por sua liquidez, e são ponderadas nas carteiras pelo valor de mercado das ações disponíveis à negociação.
Taxa de administração: 0,69%.

Índice BM&F Bovespa de Consumo
Código na bolsa: CSMO11
O iShares Índice BM&F Bovespa de Consumo busca obter, de forma geral, retornos de investimentos que correspondam à performance, antes de taxas e despesas, do índice BM&F Bovespa de Consumo, que tem por objetivo oferecer uma visão segmentada do mercado acionário, medindo o retorno de um investimento em uma carteira teórica composta pelas ações das empresas representativas dos setores de consumo cíclico e não-cíclico. As ações componentes são selecionadas por sua liquidez, e são ponderadas nas carteiras pelo valor de mercado das ações disponíveis à negociação.
Taxa de administração: 0,69%.

PIBB (Papéis de Índice Brasil Bovespa)
Os PIBBs são quotas do fundo PIBB Fundo de Índice Brasil – 50 – Brasil Tracker, o primeiro fundo de investimento em índice de mercado, regulado pela Instrução 359 de 22 de janeiro de 2002 da Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

O PIBB Fundo de Índice Brasil – 50 – Brasil Tracker – é um fundo de investimento constituído sob a forma de condomínio aberto e destina-se à aplicação em carteira de títulos e valores mobiliários que visa a buscar resultados semelhantes à performance do IBrX 50.

Cada PIBB representa uma fração ideal da carteira do Fundo da qual farão parte, na medida do possível, todas as ações que compõem a carteira teórica do IBrX-50, além de outros ativos em menor proporção. Desta forma, ao investir em PIBBs, o investidor estará também investindo, indiretamente, nas mesmas ações que compõem a carteira teórica do o IBrX 50. Os PIBBs são admitidos para negociação na BM&F Bovespa do mesmo modo que qualquer outro valor mobiliário nela negociado.

Fontes consultadas:

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.