A Vale Base Metals (VALE3) afirmou que sua unidade Vale Canada e o grupo japonês Sumitomo Metal Mining assinaram nesta sexta-feira acordo inicial para venderem participação de 14% em um projeto de mineração de níquel na Indonésia para a mineradora estatal do país.
A Vale Canada e a Sumitomo assinaram um acordo para vender as ações à PT Mineral Industri Indonesia (MIND ID), a holding estatal de mineração do país, disse a Vale Base Metals em comunicado.
O desinvestimento de ações é uma condição exigida pela Indonésia para estender a licença de mineração da Vale Indonésia, que atualmente deve terminar em 2025.
Os investidores estrangeiros são obrigados a alienar 51% de sua participação para compradores locais após um determinado período de operação.
Após a conclusão, a MIND ID se tornará a maior acionista da Vale Indonésia, com 34% das ações, ante 20% atualmente.
Vale Canada e Sumitomo deterão 33,9% e 11,5% respectivamente, segundo o comunicado, ante 43,79% e 15,03%.
Cerca de 20% das ações da Vale Indonésia são negociadas publicamente.
Uma estrutura de governança “equilibrada” apoiará tanto a estabilidade quanto o crescimento das operações contínuas na unidade indonésia, afirmou o comunicado.
“Estamos motivados para trabalhar dentro da nova estrutura acionária com nossos parceiros para apoiar o downstreaming do país e oferecer um forte valor econômico para os nossos stakeholders e comunidades no longo prazo”, disse a CEO da Vale Metais Básicos e Presidente do Conselho de Comissários da PT Vale Indonesia, Deshnee Naidoo.
A Indonésia, que possui grandes reservas de níquel, está empenhada em desenvolver baterias e veículos elétricos.
A Vale Base Metals está comprometendo cerca de 10 bilhões de dólares em investimentos na Indonésia durante a próxima década.