Home Empresas Vale Canada e Sumitomo vendem fafia em mineradora de níquel na Indonésia

Vale Canada e Sumitomo vendem fafia em mineradora de níquel na Indonésia

Vale Canada e Sumitomo deterão 33,9% e 11,5% respectivamente, segundo o comunicado, ante 43,79% e 15,03%.

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Ricardo Moraes)

A Vale Base Metals (VALE3) afirmou que sua unidade Vale Canada e o grupo japonês Sumitomo Metal Mining assinaram nesta sexta-feira acordo inicial para venderem participação de 14% em um projeto de mineração de níquel na Indonésia para a mineradora estatal do país.

A Vale Canada e a Sumitomo assinaram um acordo para vender as ações à PT Mineral Industri Indonesia (MIND ID), a holding estatal de mineração do país, disse a Vale Base Metals em comunicado.

O desinvestimento de ações é uma condição exigida pela Indonésia para estender a licença de mineração da Vale Indonésia, que atualmente deve terminar em 2025.

Os investidores estrangeiros são obrigados a alienar 51% de sua participação para compradores locais após um determinado período de operação.

Após a conclusão, a MIND ID se tornará a maior acionista da Vale Indonésia, com 34% das ações, ante 20% atualmente.

Vale Canada e Sumitomo deterão 33,9% e 11,5% respectivamente, segundo o comunicado, ante 43,79% e 15,03%.

Cerca de 20% das ações da Vale Indonésia são negociadas publicamente.

Uma estrutura de governança “equilibrada” apoiará tanto a estabilidade quanto o crescimento das operações contínuas na unidade indonésia, afirmou o comunicado.

“Estamos motivados para trabalhar dentro da nova estrutura acionária com nossos parceiros para apoiar o downstreaming do país e oferecer um forte valor econômico para os nossos stakeholders e comunidades no longo prazo”, disse a CEO da Vale Metais Básicos e Presidente do Conselho de Comissários da PT Vale Indonesia, Deshnee Naidoo.

A Indonésia, que possui grandes reservas de níquel, está empenhada em desenvolver baterias e veículos elétricos.

A Vale Base Metals está comprometendo cerca de 10 bilhões de dólares em investimentos na Indonésia durante a próxima década.

Veja o documento abaixo:

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.