A Vale (VALE3) divulgou um comunicado reafirmando a integridade e a governança do processo de escolha do novo CEO, mostra um documento enviado à CVM nesta quarta-feira (17). O anúncio foi feito em resposta a notícias especulativas recentemente publicadas pela mídia.
O Presidente do Conselho de Administração da Vale, Daniel Stieler, reiterou o compromisso da empresa com a transparência e o respeito aos stakeholders. Ele também reafirmou sua total confiança na capacidade do Conselho de tomar a melhor decisão.
O executivo reforçou que uma empresa internacional de headhunting foi contratada para apoiar o Conselho na busca de um CEO que atenda às qualificações necessárias e que, até o momento, não há definição sobre a lista de candidatos.
Segundo uma reportagem de O Globo, o mercado especula os nomes dos CEOs de empresas como da Embraer, Gerdau, Equatorial, Klabin, Engie e Caoa.
O anúncio ocorre em meio a relatos de que o processo de sucessão da Vale tem movimentado os bastidores da mineradora. Algumas fontes sugerem que parte dos acionistas defende a antecipação da transição da presidência.
A Vale afirmou em comunicado que o processo de sucessão de seu presidente é executado em conformidade com o estatuto social. A empresa também esclareceu que o cronograma de sucessão está sendo rigorosamente seguido.
O comunicado da Vale vem após críticas do governo sobre os rumos da mineradora. No entanto, a Vale reafirmou que o processo de sucessão segue o rito.
Stieler garantiu que não poupará esforços para garantir que os processos de integridade e governança continuem a ser cumpridos.
Veja o comunicado da Vale