As ações da Vale (VALE3) são a nova escolha do Itaú BBA para a carteira recomendada com o foco em dividendos Top 5.
O estrategista de ações Victor Natal avalia que a economia da China, apesar de estar desaquecida no setor imobiliário, tem mostrado pujança no setor siderúrgico.
“A produção de aço chinesa vem surpreendendo positivamente ao mesmo tempo que os estoques continuam apertados, o que indica, provavelmente, que outros setores e a exportação estejam compensando essa demanda mais fraca”, explica.
Segundo ele, com essa melhora nas perspectivas, o banco optou por continuar no setor de mineração e siderurgia, mas priorizar uma empresa com maior carrego e perspectivas de dividendos.
Desta forma, o banco escolheu a saída da Gerdau (GGBR4).
Destaques
• “A Gerdau apresentou resultados dentro do esperado no último trimestre, mas sequencialmente mais fracos, com queda no resultado operacional (Ebitda), prejudicado por um mix de vendas mais ameno e menores embarques domésticos”
• “A nossa expectativa é que a tendência de piora sequencial nos resultados continue até o final do ano, impactados por números mais fracos nas principais divisões”.
• “A produção de aço na China tem se mantido em patamares fortes, sustentados principalmente pelo aumento de exportação de aço, o que poderia apoiar o preço do minério de ferro em patamares mais altos do que o mercado tem projetado para 2023”.
• “Além disso, avaliamos que o caixa da Vale advindo da venda parcial da operação de metais básicos pode ser distribuído via dividendos no primeiro semestre de 2024, o que, somado aos dividendos mínimos, poderia representar um dividend yield de 8-9% para a ação”