Home Empresas Vale tem lucro líquido de US$ 2,42 bi no 4º tri

Vale tem lucro líquido de US$ 2,42 bi no 4º tri

A mineradora Vale registrou lucro líquido de 2,42 bilhões de dólares no quarto trimestre, queda de 35% versus o mesmo período do ano anterior

por Reuters
0 comentário

A mineradora Vale (VALE3) registrou lucro líquido de 2,42 bilhões de dólares no quarto trimestre, queda de 35% versus o mesmo período do ano anterior, com impactos de incremento na provisão relacionada ao rompimento de barragem da Samarco e por um aumento no lucro tributável, informou a companhia nesta quinta-feira.

O resultado veio abaixo do esperado por analistas, que previam um lucro líquido de 4,15 bilhões de dólares em média, conforme dados da LSEG.

O recuo no lucro do quarto trimestre ocorreu apesar de maiores preços realizados de minério de ferro e aos maiores volumes de vendas de cobre, informou a empresa.

O preço realizado de finos de minério de ferro no quarto trimestre cresceu para 118,3 dólares/tonelada, ante 95,6 dólares no mesmo período do ano anterior.

Uma das maiores produtoras globais de minério de ferro, a empresa reportou um lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) ajustado das operações continuadas de 6,33 bilhões de dólares entre outubro e dezembro, ante 4,63 bilhões de dólares no mesmo período de 2022.

A receita líquida de vendas da companhia no quarto trimestre foi de 13,05 bilhões de dólares, versus 11,94 bilhões de dólares no mesmo período do ano anterior.

No ano, o lucro da mineradora somou 7,98 bilhões de dólares, queda de 52,3% na comparação com 2022.

O presidente-executivo da Vale, Eduardo Bartolomeo, afirmou em nota que 2023 foi um ano marcante, com avanço de uma transformação cultural na empresa voltada para a segurança e progresso em direção à excelência operacional.

“Continuamos focados em uma alocação de capital disciplinada, retornando valor aos nossos acionistas de forma consistente… Cumprimos o que prometemos e estou entusiasmado que a Vale está avançando em direção a níveis de desempenho ainda melhores”, afirmou.

Diante do resultado, o Conselho de Administração da Vale aprovou nesta quinta-feira a distribuição de dividendos de cerca de 2,74 reais por ação, apurados conforme o balanço de 31 de dezembro.

Veja o documento abaixo:

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.