Topo Desktop MBA Buffett
Home Comprar ou VenderAções Vale (VALE3) não deveria vender os ativos de níquel, pontua Genial

Vale (VALE3) não deveria vender os ativos de níquel, pontua Genial

A Genial recomenda que a Vale considere hibernar os ativos temporariamente, evitando uma possível negociação com deságio

por André Torres
3 min leitura
Escritório da Vale em St-Prex

A Genial Investimentos comentou a revisão estratégica anunciada pela Vale (VALE3) sobre suas operações no Cinturão de Níquel de Thompson, no Canadá, que inclui a possibilidade de venda dos ativos.

MBA Buffett Quadrado

A análise ressalta que, embora Thompson possua minas subterrâneas operacionais e oportunidades significativas de exploração, o cenário atual de baixa precificação do níquel torna a venda arriscada.

A Genial recomenda que a Vale considere hibernar os ativos temporariamente, evitando uma possível negociação com deságio.

Faça parte da Imersão Omaha e conheça Warren Buffett com Thiago Nigro

Segundo o relatório, o excesso de oferta de níquel é considerado passageiro, com perspectivas de reversão devido à crescente demanda pela transição energética e eletrificação de veículos.

Apesar disso, a Genial mantém a recomendação de compra para as ações da Vale, com preço-alvo de R$ 78,50, destacando o potencial de recuperação a médio e longo prazo.

MBA Buffett Quadrado

Veja o que a Genial Investimentos disse sobre a Vale

Contexto da revisão estratégica. O Cinturão de Níquel de Thompson é formado por duas minas subterrâneas em operação e uma usina adjacente, além de um cinturão mineral com 135 km de extensão. A produção nos 12 meses encerrados no 3T24 foi de 10,5 Mt de níquel acabado.

Excesso de oferta no mercado de níquel. A Genial destaca que há um “excesso de oferta de níquel atualmente”, mesmo com a crescente demanda por baterias para veículos elétricos e transição energética. Isso pode pressionar ainda mais os preços no curto prazo.

Riscos de uma venda imediata. A Genial avalia que a venda dos ativos agora pode ser prejudicial, pois a Vale corre o risco de “negociar a venda dos ativos com deságio em relação ao valor justo” devido ao baixo ciclo de preços do níquel.

Hibernação como alternativa. A análise sugere que “hibernar os ativos em Thompson” seria mais vantajoso, permitindo que a Vale mantenha a capacidade produtiva de níquel e aproveite a reversão do ciclo no futuro.

Recomendação e preço-alvo. Apesar do desafio pontual com os ativos de níquel, a Genial reforça a recomendação de compra para VALE3, com preço-alvo de R$ 78,50, respaldada pelo potencial de valorização e perspectivas de longo prazo.

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.