A Fitch Ratings rebaixou os ratings nacionais de longo prazo da Vamos (VAMO3) e duas suas emissões de debêntures de AAA para AA+. A perspectiva foi revisada para negativa, de estável, informou a agência de classificação de risco nesta quarta-feira (28).
A mudança reflete agora a mesma nota da sua controladora Simpar (SIMH3), “refletindo os incentivos legais médios e os elevados incentivos operacionais e estratégicos que a holding tem para lhe prestar suporte, se necessário.
Já a perspectiva negativa reflete a alavancagem financeira consolidada da Simpar consistentemente acima do esperado e não condizente com os ratings atuais.
“A alavancagem mais alta por mais tempo, como resultado de maiores investimentos e menor retorno sobre o capital investido, também prejudicou a capacidade do grupo de converter Ebitda em fluxo de caixa”, pontua o analista Renato Mota.
“Em base individual, a Vamos apresenta sólida posição de negócios no mercado brasileiro de locação de frotas de veículos pesados, máquinas e equipamentos, com relevante escala e consistente desempenho operacional. A expectativa de fluxo de caixa livre (FCF) negativo deve manter a alavancagem financeira moderada a alta, apesar do aumento de capital ocorrido em 2023 e do esperado crescimento dos negócios”, ressalta a Fitch.
Alavancagem financeira da Vamos
A agência entende que os elevados investimentos em crescimento da frota têm pressionado a alavancagem financeira da Vamos.
No cenário-base do rating, a relação dívida líquida ajustada/EBITDA ajustado (excluindo IFRS16 e a venda de seminovos de locação) segue pressionada, atingindo 4,8 vezes em 2024, 4,5 vezes em 2025 e 4,3 vezes em 2026. Os índices de alavancagem bruta e líquida, ajustados segundo os critérios da Fitch, eram de 5,5 vezes e 4,5 vezes, respectivamente, ao final de 2023.