Vantagens de investir: alcançar objetivosO primeiro carro, uma casa mais confortável, viajar em todas as férias, independentemente do que desejamos ou venhamos a desejar no futuro, só uma vida financeira equilibrada, com investimentos inteligentes nos permite chegar lá. Quando organizamos nossas finanças, aumentamos as chances de realizar nossos sonhos.

Para obter sucesso financeiro, investir bem nossas economias para maximizar a rentabilidade é o primeiro passo. Quando deixamos nosso dinheiro acomodado no banco, ele nem mesmo mantém o poder de compra, pois a inflação atua corroendo seu valor. Ao investir de forma inteligente, nosso patrimônio se valoriza e mantemos nossa saúde financeira.

No Brasil, não temos a cultura de poupar e muito menos de investir. Por aqui é comum pensar que ganhar dinheiro com investimentos é apenas para privilegiados, o que não é verdade. Vale lembrar que poupar é diferente de investir. Poupar, na melhor das hipóteses, preserva o capital, enquanto investir o valoriza, o que fará toda diferença no futuro.

Muitas pessoas não investem porque pensam que é difícil. As principais razões são:

  • Há muitas opções, diferentes produtos;
  • É preciso se manter atualizado com o que está acontecendo na economia;
  • E também por uma falta de confiança generalizada no mercado financeiro.

Todavia, a globalização e o avanço da informática permitiram o desenvolvimento de diversas ferramentas que auxiliam no processo de escolher e acompanhar os investimentos, tornando-os muito mais simples e práticos.

Existem também pessoas que não se interessam porque não veem vantagens em investir. Segundo pesquisa realizada pela Serasa publicada recentemente, 35% da população prefere gastar imediatamente tudo o que ganha.

Diferentemente de nós, a grande maioria dos americanos reconhece essas vantagens. É uma das razões que fazem com que o mercado de produtos financeiros nos EUA seja consolidado e maduro.

A nossa indústria de produtos financeiros avançou e se profissionalizou muito nos últimos anos, porém a maior parte dos brasileiros não acompanhou esta evolução e não desenvolveu a disciplina necessária para investir e manter a saúde financeira.

Minha sugestão, para aqueles que pensam que é difícil investir, é iniciar aplicando em fundos de gestores independentes. Escolhendo um fundo de investimento adequado ao seu perfil e com histórico de rentabilidade longo e consistente, você sem dúvidas estará fazendo um investimento simples e confiável, que vai lhe ajudar a alcançar seus objetivos.

A Órama, onde atuo como Consultora de Investimentos, seleciona e disponibiliza para você os melhores fundos de gestores independentes. Se você tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, entre em contato comigo através do canal “Fale com Sandra”, será um prazer conhecê-lo e atendê-lo. Até a próxima.

Foto de freedigitalphotos.net.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários