Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Vantagens e desvantagens do trabalho autônomo

Vantagens e desvantagens do trabalho autônomo

A própria pandemia de covid-19 trouxe uma mudança na forma como entendemos o trabalho remoto

por Blog do Serasa
3 min leitura
(Imagem: freepik/@ marymarkevich)

O trabalho autônomo tem atraído muita gente em busca de mais autonomia profissional e pessoal. Ele também costuma ser o caminho natural de quem perde o emprego e não consegue se recolocar no mercado de forma tão rápida. A própria pandemia de covid-19 trouxe uma mudança na forma como entendemos o trabalho remoto.

Finclass Vitalício Quadrado

Uma das principais vantagens do trabalho autônomo é a flexibilidade. Sem precisar seguir horários rígidos, as pessoas têm mais liberdade de decidir quando e onde trabalhar, o que possibilita um equilíbrio entre os compromissos profissionais e a dedicação à família, hobbies e outros interesses pessoais. 

Além disso, no trabalho autônomo a pessoa deixa de ser um elo na cadeia hierárquica e se torna o guia da própria jornada profissional, direcionando o trabalho de acordo com suas aspirações e escolhendo os projetos e clientes com os quais deseja contribuir.

Por outro lado, o trabalho autônomo também tem seu lado desafiador. A instabilidade financeira é uma delas, especialmente em momentos de menor demanda. Também exige que o profissional tenha de assumir múltiplos papéis, desde a administração financeira até a gestão de projetos.

5 ideias de trabalho autônomo

1 Doces, salgados e refeições por encomenda

O setor alimentício é um dos que mais movimentam a economia: representa 10,8% do PIB brasileiro, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). Ou seja: há espaço para todo mundo.

Finclass Vitalício Quadrado

Para quem deseja começar neste ramo, também são muitas as possibilidades. Sempre há uma festinha na vizinhança, um aniversário, um batizado ou algum tipo de comemoração que necessita de doces e salgados e torna este um dos tipos de trabalho autônomo mais acessíveis.

É possível preparar kits personalizados para festas ou direcionar o trabalho só para salgados ou doces, como tortas e bolos de caixa. Outra boa ideia é investir em refeições prontas e temáticas, como saudáveis, low carb, vegetarianas e veganas etc.

2 Beleza

Assim como o setor alimentício, a beleza é outro ramo que dá muito certo no Brasil. O país tem o quarto maior mercado de beleza no mundo, atrás apenas do norte-americano, chinês e japonês. É também um dos que mais crescem todos os anos. Por isso, investir nessa área pode ser uma boa ideia para quem gosta do assunto.

É possível vender itens de cuidado pessoal e maquiagens, produtos de tecnologia, como massageadores, ou, então, oferecer rituais de spa, como massagens.

3 Artesanato ou produtos feitos à mão

Quem tem habilidade em trabalhos manuais pode transformar o hobby em negócio. Design de bijuterias, tricô e crochê, bordado, pintura, escultura, velas aromáticas e sabonetes especiais. Tem espaço para todo mundo e sempre tem alguém que pode se interessar pelo estilo das criações.

É possível vender o trabalho online (em marketplaces como Mercado Livre, Amazon e Magalu) ou até participar de feiras locais. Há muitos cases de sucesso nas redes sociais, de pessoas que começaram pequenas e foram ganhando cada vez mais clientes. Além disso, é possível gerenciar o tempo de trabalho e assumir quantos clientes quiser.

4 Serviços online

Muitos profissionais que trabalham com textos, imagens e criatividade, como designers, jornalistas e publicitários, também acabam optando, em algum momento, por se desvincular de grandes empresas para se tornarem autônomos e freelancers. 

Quem tem facilidade com a escrita pode oferecer serviços como produção de artigos, textos para blogs e até trabalhos de ghost writer (que não recebe créditos de autoria pelo texto que escreveu).

Os designers podem fazer a criação de logotipos, identidades visuais, banners e materiais institucionais. E quem entende bem de estratégias de marketing online pode prestar serviços de gestão de redes sociais, criação de campanhas de anúncios e SEO (otimização para mecanismos de busca), por exemplo.

5 Aulas online

As redes sociais estão repletas de pessoas vendendo seus conhecimentos em pequenos cursos e oficinas. Aulas de inglês, finanças para mulheres, atualização e aprimoramento de alguma técnica específica de determinada profissão: tudo isso é possível ensinar de forma online e com alunos de qualquer parte do mundo.

Quem tem o dom do ensino e algo interessante a oferecer pode apostar nessa linha para se dar bem.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.