Home Economia Vaza áudio de oficiais alemães planejando atacar Crimeia; Alemanha vê espionagem

Vaza áudio de oficiais alemães planejando atacar Crimeia; Alemanha vê espionagem

Eles também falam sobre o treinamento de soldados ucranianos e possíveis alvos militares

por Reuters
3 min leitura
Alemanha

A Alemanha disse neste sábado que está investigando uma aparente escuta de uma ligação, depois que Moscou disse que uma gravação de oficiais alemães os mostrava discutindo envio de armas para a Ucrânia e um possível ataque de Kiev a uma ponte na Crimeia.

Um porta-voz do Ministério da Defesa alemão disse no sábado que o Escritório Federal de Contrainteligência Militar estava investigando o que parecia ser um caso de escuta, e que era possível que a gravação tivesse sido alterada.

O chanceler Olaf Scholz, falando durante visita a Roma, chamou o possível vazamento de “muito sério” e disse que “agora está sendo esclarecido com muito cuidado, muito intensamente e muito rapidamente”.

Margarita Simonyan, jornalista da TV estatal russa e chefe do Russia Today, publicou o áudio em seu canal no Telegram e disse que ele revelava oficiais alemães “discutindo como atacar a ponte da Crimeia”, que liga a Rússia à península ucraniana que foi e anexada em 2014 por Moscou.

A Reuters ouviu a gravação de 38 minutos, mas não pôde confirmar sua autenticidade de forma independente.Os participantes da ligação discutem a possível entrega de mísseis de cruzeiro Taurus a Kiev, que Scholz tem rejeitado publicamente com firmeza até agora.

Eles também falam sobre o treinamento de soldados ucranianos e possíveis alvos militares.

Scholz, falando em uma visita a Roma, disse a jornalistas que o possível vazamento era “muito sério”.

“É por isso que agora está sendo esclarecido com muito cuidado, intensidade e rapidez. Isso também é necessário”, disse ele.

A embaixada da Rússia em Berlim não respondeu a um pedido de comentário sobre as alegações de possível espionagem.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse nas mídias sociais na sexta-feira: “Exigimos uma explicação da Alemanha”, sem detalhar suas preocupações específicas.O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, falou a jornalistas neste sábado sobre “os planos astutos da Bundeswehr (forças armadas alemãs), que se tornaram aparentes devido à publicação dessa gravação de áudio. “Trata-se de uma autoexposição flagrante”, disse Lavrov.

Roderich Kiesewetter, membro do Parlamento alemão, disse ao jornal Handelsblatt que considera as informaçòes como autênticas.”É claro que a Rússia está mostrando o quanto usa a espionagem e a sabotagem como parte da guerra. É de se esperar que muito mais tenha sido interceptado e vazado a fim de influenciar decisões, desacreditar e manipular pessoas”, disse ele.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.