Topo Flávio Augusto Desk 2
Home Comprar ou Vender Veja 12 ações em que o mercado aposta em uma queda

Veja 12 ações em que o mercado aposta em uma queda

A Cemig, por exemplo, viu seu short interest subir para o nível mais alto desde 2022, com o open interest equivalente a 12 dias de negociação

por Gustavo Kahil
Short Interest Mercados Queda Ações

Uma análise da XP Investimentos que monitora as posições vendidas do mercado pede a atenção do investidor para “ficar de olho” em 12 ações.

Flávio Augusto Quadrado 2

Os papeis são da Assaí (ASAI3), Azul (AZUL4), BB Seguridade (BBSE3), Dexco (DXCO3), Iguatemi (IGTI11), Multilaser (MLAS3), Oi (OIBR3), Petz (PETZ3), Localiza (RENT3), Smart Fit (SMFT3), Vivara (VIVA3) e Viveo (VVEO3).

No geral, as posições vendidas do mercado, com a data de 23 de agosto, mostram que o short interest (SI) – o percentual de ações de uma empresa que estão alugadas e vendidas a descoberto – no Ibovespa (IBOV) caiu para 5,4%, enquanto o valor das posições em aberto reduziu 5% desde o último relatório, totalizando R$ 96,8 bilhões.

“Short interest” refere-se ao número de ações de uma empresa vendidas a descoberto (short) e ainda não foram recompradas ou cobertas. Esse indicador é usado para medir o sentimento do mercado em relação a uma ação. Um alto short interest pode indicar pessimismo, sugerindo que muitos investidores acreditam que o preço da ação vai cair, enquanto um baixo short interest pode indicar otimismo.

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

“Nesta semana, destacamos movimentos relevantes dentro do setor de Utilities. O open interest da Equatorial (EQTL3) subiu 86% nas últimas duas semanas, atingindo R$ 2,8 bilhões. Seu SI também subiu para os níveis mais altos em mais de quatro anos, atingindo o pico de 7,8% na semana passada”, ressaltam os analistas liderados por Fernando Ferreira.

“Open interest” é o total de contratos em aberto em mercados de derivativos, como opções e futuros, que ainda não foram liquidados. Ele representa a quantidade de posições que estão ativas e reflete o nível de liquidez e atividade no mercado. Um aumento no open interest geralmente indica novas posições sendo criadas, enquanto uma queda pode sugerir fechamento de posições. É um indicador importante para avaliar o interesse dos investidores em um ativo específico.

Flávio Augusto Quadrado 2

A XP também ressalta que a Cemig (CMIG4) também viu seu short interest subir para o nível mais alto desde 2022, com o open interest agora equivalente a 12 dias de volume de negociação — uma alta histórica para a métrica de dias para cobrir da ação. Já a Ambipar (AMBP3), por outro lado, experimentou um declínio acentuado no SI, que foi cortado pela metade neste mês e atingiu seu menor nível em um ano.

Ações com o maior Short Interest (%)

Tabela SI
(Fonte: XP Investimentos)

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.