Home Economia e Política Veja a imagem do novo mapa político do Brasil

Veja a imagem do novo mapa político do Brasil

Trata-se do maior mapa mural feito pelo Instituto, exposto com destaque em salas de diversas institui√ß√Ķes dos diferentes poderes

por Agência IBGE
0 coment√°rio

O IBGE disponibiliza a partir de hoje, 28, a versão 2023 dos Mapas Políticos do Brasil nas escalas 1:2.500.000, onde 1cm equivale a 25 km no terreno, e 1:5.000.000, na qual 1cm corresponde a 50 km.

Representa√ß√Ķes cartogr√°ficas murais de todo o territ√≥rio brasileiro, os mapas ilustram a organiza√ß√£o pol√≠tico-administrativa do pa√≠s, compreendendo seus 26 estados e o Distrito Federal. Neles tamb√©m constam as sedes de munic√≠pios brasileiros, al√©m de outras informa√ß√Ķes cartogr√°ficas.

A principal novidade das novas edi√ß√Ķes dos mapas √© a apresenta√ß√£o de informa√ß√Ķes atualizadas do Censo Demogr√°fico 2022.

S√£o dados relativos √†s unidades da federa√ß√£o, suas respectivas capitais, popula√ß√£o residente, √°rea territorial, total de munic√≠pios e densidade demogr√°fica, agrupando ainda as UFs segundo as grandes regi√Ķes do Brasil.

Nas edi√ß√Ķes de 2013 em diante, essas estat√≠sticas estavam relacionadas ao Censo Demogr√°fico 2010 ou de acordo com estimativas populacionais.

Desta vez tamb√©m foram inclu√≠das fei√ß√Ķes n√£o mapeadas anteriormente, envolvendo elementos que integram sistemas aeroportu√°rio, rodovi√°rio e ferrovi√°rio, e outros associados √† gera√ß√£o de energia, como novas hidrel√©tricas.

Al√©m disso, houve a padroniza√ß√£o de nomes das fei√ß√Ķes geogr√°ficas, a exemplo de cursos d¬ī√°gua, localidades, morros e estradas existentes no territ√≥rio.

Por serem mapas murais (de parede), institui√ß√Ķes p√ļblicas, profissionais da educa√ß√£o, estudantes e a sociedade em geral s√£o potenciais usu√°rios desses produtos. Ambos est√£o acess√≠veis no formato GeoPDF.

Os meta dados podem ser encontrados no catálogo do IBGE.

‚ÄúCom estes mapas, buscamos retratar o Brasil da melhor forma poss√≠vel nestas escalas. √Č importante que a sociedade tenha acesso a informa√ß√Ķes atualizadas do territ√≥rio e obtidas pelo Censo 2022, tais como a popula√ß√£o total do pa√≠s e dos estados‚ÄĚ, destaca Ludolf da Mota, chefe da ger√™ncia de Design e Editora√ß√£o de Mapas do IBGE.

Segundo ele, o maior desafio durante o processo de elabora√ß√£o dos mapas √© a generaliza√ß√£o cartogr√°fica para sele√ß√£o e posterior montagem dos elementos, representados por conven√ß√Ķes cartogr√°ficas atrav√©s de s√≠mbolos, cores, estilos e padr√Ķes de preenchimento que orientam sua compreens√£o.

Desenvolvidos a partir da versão 2023 da Base Cartográfica Contínua do Brasil na escala 1:250.000 (BC250), os produtos divulgados hoje fornecem uma visão de conjunto do território.

Devido à sua ampla dimensão (1,80m x 2,26m), na escala 1:2.500.000 são representadas as sedes de todos os 5.568 municípios, além do Distrito Estadual de Fernando de Noronha e do Distrito Federal.

J√° o mapa na escala 1:5.000.000, de dimens√Ķes menores (0,90m x 1,15m), representa as sedes dos munic√≠pios selecionados para a escala.

Nos mapas também é possível identificar as seguintes categorias:

Hidrografia: corpos d’água e ilhas;
Sistema de transporte: rodovias, ferrovias, portos e aeródromos;
Localidades: classificadas conforme a popula√ß√£o. No caso do mapa na escala 1:5.000.000, onde n√£o √© poss√≠vel representar todas as sedes de munic√≠pios, foram representadas apenas aquelas correspondentes aos munic√≠pios com maior centralidade regional, de acordo com as regi√Ķes de articula√ß√£o urbana √†s quais pertencem;
Limites: internacionais (caráter informativo), estaduais, distritais e marítimos;
Energia e comunica√ß√Ķes: usinas;
Pontos de referência: pontos extremos;
Relevo: montes e picos;
Toponímia: segundo os critérios estabelecidos pela Gerência de Nomes Geográficos (GNG) do IBGE.

O Mapa Político do Brasil na escala 1:2.500.000 é produzido pelo IBGE desde 1940. Ele retrata a evolução da divisão territorial do país desde sua primeira publicação, até a configuração político-administrativa vigente.

Trata-se do maior mapa mural feito pelo Instituto, exposto com destaque em salas de diversas institui√ß√Ķes dos diferentes poderes.

Embora seja produzido em tamanho √ļnico, optou-se tamb√©m, em raz√£o de suas dimens√Ķes diferenciadas, por dividi-lo em quatro quadrantes, igualmente publicados, para facilitar sua impress√£o ao usu√°rio e consequente composi√ß√£o.

Os mapas, tanto na escala 1:2.500.000 como na 1:5.000.000, costumam ser divulgados aproximadamente a cada três anos.

S√£o consideradas as atualiza√ß√Ķes promovidas na base que d√° origem a eles e a demanda por vers√Ķes impressas.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.