A história da Chiquinho Sorvetes teve início como uma pequena sorveteria, na cidade de Frutal, em Minas Gerais, e hoje a marca é a maior franquia de sorvetes do Brasil.
Ao todo, são 840 lojas inauguradas e mais 130 em processo de implantação em todos os estados. Criada em 1980 por Francisco Bernardes como forma de garantir um futuro para o filho, a sorveteria começou a se expandir para outros lugares quando Isaias assumiu o negócio do pai e se mudou de cidade.
<<< Da Periferia ao BILHÃO… a história de Flávio Augusto >>>
No mês em que é comemorado o Dia da Pequena Empresa, a Agência Sebrae de Notícias conta a trajetória de um pequeno negócio que driblou os obstáculos para conquistar o país.
Diante do sucesso da marca, familiares se interessaram em compartilhar o comando da Chiquinho, e em 2010, toda a família tinha 80 lojas. Para Isaias, foi a qualidade do produto que fez a marca conquistar o gosto do público.
“O nosso início foi muito difícil porque não tínhamos a estrutura de uma grande empresa. Por isso, trabalhei muito na qualidade do produto, sempre inovando, buscando receitas novas, fazendo cursos de gelado. E o boca a boca foi ajudando a popularizar a marca”, conta.
Com o tempo, a empresa foi se estruturando e crescendo, até entrar para o segmento de franchising e se tornar uma franquia. Além da Chiquinho Sorvetes sempre apresentar novidades em produtos e promoções, como os lançamentos dos cardápios de verão e inverno, chamados de “delícias da estação”, ela se preocupa em alcançar os mais diversos públicos.
A Chiquinho tem um conceito interessante, trabalhamos com todos os públicos e faixas etárias. E não é um público específico, A ou D. Temos produtos de preços variados, desde a casquinha até receitas mais elaboradas. É uma marca querida e democrática, que abraça todo mundo, diz Isaias Bernardes de Oliveira, presidente da Chiquinho Sorvetes.
Segundo Isaias, a Chiquinho já está bem consolidada como uma marca de sucesso. O maior desafio hoje é mantê-la na ponta. “Temos ainda 130 lojas para serem implantadas. A previsão é que o ano que vem já atinja mil lojas. Essa é uma satisfação muito grande. E vamos continuar trabalhando para atender o cliente da melhor forma possível”, conclui.
Compre do Pequeno
No mês em que o país comemora o Dia da Micro e Pequena Empresa celebrado em 5 de outubro, o Sebrae realiza uma ampla mobilização para conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância dos pequenos negócios para a economia e para a vida da população.
O movimento “Compre do Pequeno” busca incentivar as pessoas para o consumo consciente, priorizando as micro e pequenas empresas no momento da compra. O Sebrae acredita que, desse modo, cada brasileiro está dando a sua contribuição para movimentar a economia, contribuindo com a geração de empregos e com o desenvolvimento sustentável das pequenas comunidades.
“São milhões de empreendedores e empreendedoras que acordam pela manhã e conseguem se virar, buscar o próprio sustento e fazem a economia girar. Com isso, movimentam bairros, cidades, municípios, movimentam o país e contribuem para o desenvolvimento econômico, gerando emprego, renda e inclusão. Esse universo representa 95% das empresas brasileiras. São os imprescindíveis, que lutam o ano todo, lutam por uma vida” enfatiza o presidente do Sebrae, Décio Lima. “Por esse motivo, o Sebrae elegeu o mês de outubro – quando se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena empresa – para conscientizar o brasileiro sobre a importância de valorizar os pequenos negócios”, acrescenta.