Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Comprar ou VenderAções Veja as 10 ações mais compradas por fundos e as mais evitadas

Veja as 10 ações mais compradas por fundos e as mais evitadas

De acordo com as estimativas, os fundos aumentaram ainda mais sua exposição a Serviços Públicos e Energia

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Mercados Ações Fundos

Os fundos de ações elevaram a exposição aos setores de varejo e ao agronegócio, uma tendência que começou no mês passado, aponta a XP Investimentos em um levantamento com 1.100 fundos que administram um total de R$ 317 bilhões.

Finclass Vitalício Quadrado

Com base nos números até o dia 18 de novembro, Júlia Aquino e Fernando Ferreira avaliaram os fundos com exposição líquida significativa a ações, calculada como a diferença entre o valor de posições longas e curtas em relação ao total de ativos sob gestão.

Finclass com 50% de desconto! Realize seu cadastro gratuito para ter acesso VIP à Black Friday

De acordo com as estimativas, os fundos aumentaram ainda mais sua exposição a Serviços Públicos e Energia, com seu peso estimado agora 8 pontos percentuais acima do Ibovespa (IBOV).

O posicionamento em Bancos diminuiu desde o início de outubro, mas permanece significativamente acima dos níveis históricos, enquanto a alocação abaixo da média em Metais e Mineração persiste.

Em termos de fatores de estilo, a exposição ao Valor se aproximou do neutro, uma diminuição em relação ao último relatório, enquanto a alocação para Qualidade e Momentum aumentou — embora o Momentum permaneça abaixo de sua média histórica.

Finclass Vitalício Quadrado

“Com base na alocação atual nesses estilos, calculamos uma nova medida que incorpora todos os cinco fatores, ponderados por nossas estimativas, permitindo-nos criar cestas superiores e inferiores com os nomes com as classificações mais altas e mais baixas, respectivamente”, explicam Aquino e Ferreira.

Desta forma, a XP aponta que as ações “mais compradas”, com posição long, são: BB Seguridade (BBSE3), Tegma (TGMA3), Bradespar (BRAP4), Wilson Sons (PORT3), Banco do Brasil (BBAS3), Porto Seguro (PSSA3), Direcional (DIRR3), Engie (EGIE3), Itaú (ITUB4) e Cury (CURY3).

Long 4
(Fonte: XP Investimentos)

Por outro lado, as mais vendidas, com posição short, são Recrusul (RCSL4), Azevedo & Travassos (AZEV3), Casas Bahia (BHIA3), Multlaser (MLAS3), Gafisa (GFSA3), Viveo (VVEO3), Braskem (BRKM5), Aeris (AERI3), Assaí (ASAI3) e Simpar (SIMH3).

Short
(Fonte: XP Investimentos)

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.