Home Comprar ou Vender Veja as 18 ações que mais sobem quando o Brasil começa a cortar juros (o que é logo ali!)

Veja as 18 ações que mais sobem quando o Brasil começa a cortar juros (o que é logo ali!)

Para avaliar o desempenho, o time de análise da Rico Corretora calculou os retornos excedentes, ou seja, líquidos da performance do índice ponderado pelo valor de mercado para cada setor

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Setas 9

Enquanto nos EUA o Federal Reserve ainda não encerrou o seu ciclo de subida dos juros, por aqui já é consenso entre os economistas do mercado que o Banco Central pode começar o alívio da Selic na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) em 1 e 2 de agosto.

A relação inversa entre o Ibovespa e a taxa de juros já é bastante conhecida pelos investidores, porém, quais são as ações que mais sobem em relação à média do mercado durante estes períodos de redução dos juros? Esta foi a pergunta realizada pela equipe de análise da Rico Investimentos.

“Realizamos um estudo para entender quais são os setores e ações mais sensíveis à taxa básica. Analisamos as ações na composição histórica do IBX100 em diferentes estágios de ciclos monetários passados desde 2002”, explica a corretora.

Para avaliar o desempenho, o time de análise calculou os retornos excedentes, ou seja, líquidos da performance do índice ponderado pelo valor de mercado para cada setor. Os períodos de corte ou aumento de juros foram definidos a partir das expectativas de investidores para a taxa de juros, medidas pelo Swap Pré-DI de 360 dias, aponta a Rico.

O resultado encontrado sugere que, nestes intervalos, os setores cíclicos, como Bens de Capital, Papel & Celulose, Mineração & Siderurgia, Varejo e Transportes, tendem a ter um desempenho melhor do que o resto do mercado. Além disso, as ações de empresas de menor porte (Small Caps) também tendem a ser bastante sensíveis a juros.

Veja as ações que podem se beneficiar com o corte de juros, segundo a Rico

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.