A Fraport Brasil, que administra o aeroporto de Porto Alegre Salgado Filho, informou nesta segunda-feira (6) que as operações estão suspensas “por tempo indeterminado” e com restrições até o próximo dia 30 de maio.
“Para cumprir a legislação aeroportuária, hoje (6/5), foi emitido um NOTAM (Notice to Airman) com data final em 30/5, que se trata de um documento, reconhecido internacionalmente, que tem a finalidade de divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas”, mostra uma nota da empresa.
O Notam é um aviso que se destina às empresas e instituições relacionadas à aviação e pode ser alterado a qualquer momento.
“Esclarecemos que não há previsão de retomada das operações. Pedimos aos passageiros que entrem em contato com a sua companhia aérea para mais informações sobre os seus voos”, conclui o comunicado.
As companhias aéreas, Azul (AZUL4), Gol (GOLL4) e Latam (LTM; LTMAY) informaram ontem que cancelaram os voos com origem e destino para Porto Alegre pelo menos até sexta-feira (10). Quem tinha passagens marcadas está sendo comunicado sobre regras mais flexíveis para remarcação, reembolso e cancelamento.
A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), informou, também, que os aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo continuam operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas no estado, onde chove há vários dias.
Em março, a expectativa da Fraport era de receber 608.592 passageiros no mês de abril. Isso representaria 5.404 voos domésticos e internacionais.