Home Economia Veja quem é J.D. Vance, escolhido como vice por Trump

Veja quem é J.D. Vance, escolhido como vice por Trump

Além de senador por Ohio, Vance tem experiência no setor tecnológico, tendo trabalhado como investidor de capital de risco em San Francisco

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Candidato à presidência dos EUA Donald Trump em evento pré-eleição
J.D. Vance
Senador republicano J.D. Vance, de Ohio (Imagem: Divulgação/ J.D. Vance)

Donald Trump escolheu nesta segunda-feira o senador republicano J.D. Vance, de Ohio, como seu companheiro de chapa para a eleição presidencial deste ano, apontando um político que já criticou o ex-presidente em termos ácidos, mas que depois se tornou um de seus defensores mais ferrenhos.

A notícia, veiculada no site de mídia social Truth, de Trump, surgiu no início da Convenção Nacional Republicana de quatro dias em Milwaukee para nomear a chapa presidencial do partido encabeçada por Trump.

A escolha veio apenas dois dias após o candidato sofrer um atentado contra a sua vida em um comício do candidato presidencial republicano na Pensilvânia.

Quem é Vance?

J.D. Vance, cujo nome completo é James David Vance, é um político estadunidense que atua como senador júnior dos Estados Unidos pelo estado de Ohio desde 2023. Ele é membro do Partido Republicano e ganhou destaque com seu livro de memórias lançado em 2016, intitulado “Hillbilly Elegy”.

Nascido em Middletown, Ohio, em 2 de agosto de 1984, Vance é filho de pais divorciados e foi criado por seus avós em uma família branca pobre da região dos Apalaches. Após servir como marine na Guerra do Iraque em 2003, ele estudou Ciências Políticas e Filosofia na Universidade do Estado de Ohio e se doutorou em Direito na prestigiosa Universidade de Yale.

Vance também tem experiência no setor tecnológico, tendo trabalhado como investidor de capital de risco em San Francisco. Sua carreira política decolou quando ele conseguiu a nomeação republicana como candidato a senador em 2022, graças ao apoio decisivo de Trump e do multimilionário Peter Thiel.

Alguns eleitores de Trump haviam pedido que ele escolhesse uma mulher ou uma pessoa negra como vice para expandir sua base de apoio, que tende a ter principalmente homens brancos.

Diversos dos principais apoiadores de Trump — incluindo o antigo conselheiro sênior Steve Bannon e o filho mais velho de Trump, Donald Trump Jr. — já elogiaram Vance no passado por pressionar o Partido Republicano a adotar uma política externa menos intervencionista e por defender barreiras comerciais.

Senador dos EUA, JD Vance, em evento realizado pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em Youngstown, Ohio, EUA
Senador dos EUA, JD Vance, em evento realizado pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em Youngstown, Ohio, EUA (Imagem: REUTERS/Gaelen Morse)

Rápida ascensão

Ao escolher Vance, Trump descartou outros possíveis candidatos como os senadores Marco Rubio e Tim Scott, além do governador da Dakota do Norte, Doug Burgum.

A ascensão rápida de Vance é incomum na política norte-americana. Depois de uma infância problemática e empobrecida no sul de Ohio, ele serviu na Marinha, ganhou uma bolsa para a faculdade de direito de Yale e trabalhou, depois, como um investidor em São Francisco.

Vance foi um duro crítico de Trump antes e depois da vitória dele na eleição de 2016 contra Hillary Clinton, chamando-o de “idiota” e de “Hitler americano”. Mas, conforme ele buscava a vaga para o Senado em 2022, Vance se transformou em um dos mais consistentes defensores de Trump, oferecendo apoio mesmo quando outros senadores se negavam.

Vance minimizou o ataque de 6 de janeiro de 2021 de apoiadores de Trump ao Capitólio dos EUA, dizendo que “duvidava” que a vida de Mike Pence estivesse em perigo, apesar dos manifestantes violentos terem estado próximos do então vice-presidente enquanto os seguranças o retiravam do Capitólio.

O senador também ecoou as críticas de Trump à maneira que o Departamento de Justiça processou os manifestantes de 6 de janeiro.

(Com Reuters)

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.