Home Economia e Política Vendas de veículos novos crescem quase 20% no 1º bimestre, diz Fenabrave

Vendas de veículos novos crescem quase 20% no 1º bimestre, diz Fenabrave

Em fevereiro o número cresceu 2,1% contra janeiro, para 155,3 mil unidades, e subiu 29,7% ano a ano

por Reuters
0 comentário

Os emplacamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus nos dois primeiros meses do ano subiram quase 20% na comparação com igual período em 2023, informou nesta segunda-feira a associação de concessionários, Fenabrave.

Segundo a entidade, o número de emplacamentos acumulado entre os meses de janeiro e fevereiro somou 326,8 mil unidades, aumento de 19,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Somente no segmento de automóveis e comerciais leves, o crescimento nessa base de comparação foi de 22,8%, a 307,3 mil unidades.

Assessores e consultores de investimentos ganham R$ 15.000/mês; saiba como seguir carreira

Em fevereiro o número cresceu 2,1% contra janeiro, para 155,3 mil unidades, e subiu 29,7% ano a ano.

O desempenho “vem refletindo a melhora no crédito”, de acordo com a Fenabrave. “Já é possível encontrar taxas mais atrativas para os consumidores e um cenário com maior oferta de crédito. Em fevereiro, houve alta de 18,2% nas vendas diárias dos segmentos”, afirmou o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr, em comunicado à imprensa.

O segmento de caminhões tem reagido, disse Andreta Jr., com os licenciamentos subindo 4,6% em fevereiro sobre o mesmo mês em 2023 e avançando 2,6% sobre janeiro, com evolução do crédito e expectativas de melhora na economia em 2024.

No ano, o segmento ainda acumula baixa de 10,3%.

(Imagem: Tawatchai07/FreePik)
(Imagem: Tawatchai07/FreePik)

Incluindo motocicletas e implementos rodoviários, o crescimento nos emplacamentos no bimestre foi de quase 25% ano a ano, a 641,8 mil unidades.

Na comparação de fevereiro versus janeiro, houve leve recuo de 0,98% em todo o setor, mas salto de 30% contra fevereiro de 2023.

Andreta Jr. afirmou que, como houve mudança de tecnologia dos caminhões no ano passado, o segmento de implementos descolou um pouco do de caminhões no primeiro semestre de 2023. “Em 2024, devemos ter um movimento de recomposição das vendas deste segmento.”

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.