Home Economia e Política Vendas no varejo dos EUA têm alta inesperada em novembro

Vendas no varejo dos EUA têm alta inesperada em novembro

As vendas no varejo avançaram 0,3% no mês passado, informou o Departamento de Comércio nesta quinta-feira

por Reuters
0 comentário

As vendas no varejo dos Estados Unidos aumentaram inesperadamente em novembro com o início da temporada de compras de fim de ano, o que deve manter a economia em uma trajetória de crescimento moderado neste trimestre.

As vendas no varejo avançaram 0,3% no mês passado, informou o Departamento de Comércio nesta quinta-feira. Os dados de outubro foram revisados para baixo, mostrando uma queda de 0,2% nas vendas, em vez do recuo de 0,1% informado anteriormente. Economistas consultados pela Reuters projetavam recuo de 0,1% no mês.

As vendas no varejo são principalmente de bens e não são ajustadas pela inflação. Os gastos arrefeceram em relação a um ritmo robusto mais cedo no ano, em meio a custos de empréstimos mais altos.

O Federal Reserve manteve a taxa de juros na quarta-feira e sinalizou, em novas projeções econômicas, que o aperto histórico da política monetária ao longo dos últimos dois anos está no fim e que os custos de empréstimos ficarão mais baixos em 2024.

Excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços de alimentação, as vendas no varejo aumentaram 0,4% no mês passado. Os dados de outubro foram revisados para baixo, mostrando estagnação em vez do ganho de 0,2% informado antes. Esse recorde das vendas no varejo corresponde mais estreitamente ao componente de gastos do consumidor do PIB.

Economistas esperam que os gastos do consumidor ajustados pela inflação cresçam a uma taxa anualizada de cerca de 2% neste trimestre, mais lenta do que o ritmo de 3,6% registrado no terceiro trimestre.

Um relatório separado do Departamento do Trabalho nesta quinta-feira mostrou que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 19.000 na semana encerrada em 9 de dezembro, para 202.000 em dado com ajuste sazonal A projeção de economistas era de 220.000 solicitações para a última semana.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.