Home Economia e Política Vendas no varejo em outubro caem 4,1% sobre um ano antes, indica Cielo

Vendas no varejo em outubro caem 4,1% sobre um ano antes, indica Cielo

O ICVA é calculado a partir de uma base de cerca de 1 milhão de estabelecimentos comerciais credenciados à Cielo

por Reuters
3 min leitura

As vendas no varejo nacional tiveram queda de 4,1% em outubro sobre o mesmo mês do ano passado, descontada a inflação, com todos os setores mostrando recuos, segundo indicador ICVA, da empresa de meios de pagamento Cielo.

“É possível que o estímulo ao consumo proporcionado pelos empréstimos federais concedidos a pessoas físicas em outubro do ano passado tenha colaborado para uma base de comparação mais elevada”, afirmou Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, em comunicado à imprensa.

Seguindo o indicador, em outubro os três macrossetores (Bens Duráveis, Bens Não Duráveis e Serviços) registraram baixa de vendas. Serviços foi o que mais caiu, 7,1%, afetado principalmente pelo resultado de Bares e Restaurantes, afirmou a companhia.

O ICVA é calculado a partir de uma base de cerca de 1 milhão de estabelecimentos comerciais credenciados à Cielo.

Na véspera, o IBGE divulgou alta de 3,3% nas vendas do varejo em setembro na comparação com um ano antes contra expectativa de crescimento de 2,5%, segundo pesquisa da Reuters.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.