Home Carreira Você já tem o que é preciso para vender serviços e consultoria: coloque em prática!

Você já tem o que é preciso para vender serviços e consultoria: coloque em prática!

por Ricardo Gulko
0 comentário

Você já tem o que é preciso para vender serviços e consultoria: coloque em prática! Aprenda a se tornar um vendedor melhor e mais eficienteVender. O que vem à sua cabeça quando você ouve essa palavra? Feche os olhos e a diga em voz alta. Como você se sente? Para muitos consultores e prestadores de serviço, a ideia de ter que vender pode trazer ansiedade, angústia ou preocupação.

Já outros até querem aprender a vender de maneira eficaz, só não sabem por onde começar. Afinal, eles nunca foram realmente ensinados a fazer isso. Bom, aqui vai a notícia boa: como consultor, você já tem muitas das habilidades necessárias para ser um grande vendedor de serviços! Pense nisso e pergunte a si mesmo se, ao prestar serviços aos seus clientes, você:

  • Faz as perguntas certas?
  • Fornece opiniões de especialistas e de referências no assunto e suas?
  • Trabalha duro?
  • É acessível e flexível?
  • Entrega o que foi prometido no tempo certo e com qualidade máxima?
  • Cultiva relacionamentos?
  • Trabalha realmente focado no interesse do seus clientes e não em seu benefício?
  • Apresenta novas ideias e soluções inovadoras às preocupações de seus clientes?

Estes são os passos para você se tornar um sucesso em vendas! Não se trata de persuadir alguém a comprar algo que não precisa – isso não existe mais em uma época em que toda e qualquer informação esta virtualmente ao alcance de todos. O segredo é realmente ajudar seus clientes e potenciais clientes a encontrarem soluções reais e eficientes para suas necessidades, demonstrando sua alta qualidade desde o primeiro momento.

Veja aqui como direcionar melhor suas habilidades em venda e obter grandes resultados:

1. Seja você mesmo!

Muitos consultores acham que sinônimo de venda é conseguir o dinheiro do cliente a qualquer custo. Acreditam que, para ser bem sucedido, você deve deixar seus valores e personalidade do lado de fora e adotar um ‘personagem’. Hoje em dia, mais do que nunca, o essencial é ser você mesmo nesta hora.

Os melhores vendedores da atualidade são aqueles que estão prontos para criar e apresentar um futuro melhor aos seus clientes, antes mesmo que eles soubessem que aquilo era possível.

Envolva-se de fato com o compartilhamento de algo valioso com seu potencial cliente. Faça com que ele saiba que você é alguém que pode lhe ajudar a encontrar uma ou várias soluções para problemas específicos. Converse abertamente, como um real colaborador, desde o primeiro momento.

2. Tenha sempre o seu ponto de vista

O executivo vendedor de serviços e consultoria deve ser visto como autoridade em sua área. Para isso, exponha sua opinião, compartilhe suas ideias e perspectivas. Ainda que suas sugestões não sejam, a priori, aceitas pelo cliente ou não lhe pareçam resolver por completo seus problemas, sua exposição certamente estimulará uma discussão proveitosa sobre o tema, sendo, por si só, algo já bastante valioso.

3. Envolva-se com o projeto

Os grandes consultores são mestres em descobrir os objetivos e desafios de seus clientes e ajudá-los a executar as mudanças necessárias para o sucesso. Entretanto, muitos consultores podem se sentir desconfortáveis no início de uma relação professional para realmente se envolver com aquela pessoa e aquele assunto.

Muitas conversas iniciais em negócios podem ter o desfecho esperado simplesmente pelo receio de se envolver. Quando você desenvolve um ambiente de trabalho colaborativo com seu cliente desde o início, você potencializa suas chances de vendas e, no mínimo, já estabelece uma forte relação profissional com aquela pessoa.

4. Comunique o valor

Os grandes consultores precisam entender o valor do que vão oferecer aos seus clientes. Soluções atraentes e eficazes são criadas com base em necessidades específicas. O valor disso é importante e deve ser transmitido de maneira clara e articulada. Você deve saber defender os seus serviços de qualidade e seu respectivo valor.

Da mesma forma que você aprendeu a expor e argumentar sobre suas ideias e soluções com seus clientes, você precisa, neste ponto, também ser persuasivo, inspirar confiança e, ao mesmo tempo, ser compreensivo,e flexivel para conseguir vender o que está oferecendo.

5. Planeje o Sucesso

Há quem diga que “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. A venda de seviços de consultoria requer planejamento estruturado e completo:

Invista em discussões proveitosas e esclarecedoras com seus potenciais clientes desde o primeiro contato;
Defina um projeto claro. Projetos de sucesso possuem objetivo específico, cronograma, orçamento e alocação de recursos;
Planeje em conjunto com seu cliente, de forma colaborativa. Isso já o tornará engajado no processo desde o primeiro momento.

Lembre-se todos os dias que você está vendendo soluções e ideias aos seus clientes. Deixe o medo de lado e entenda que a venda é algo que faz parte de cada minuto de nossas vidas. Pessoas estão buscando soluções para seus problemas e você é quem está realmente preparado para ajudar.

Destaque-se da concorrência desenvolvendo uma imagem confiável no mercado, como alguém apto a trazer soluções reais, crescimento de receita e satisfação aos seus clientes, conquistando-os pelos resultados gerados.

Se você gostou deste artigo e gostaria de ler e assitir muito mais artigos e entrevistas com os principais executivos globais e autores como David Allen, Seith Godin, Jill Konrath e muitos outros durante 2014 siga-nos em sua preferida midia social e deixe seu comentario. Até a próxima.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.