Home Economia e Política Vice-chair do Fed muda discurso padrão sobre juro; entenda

Vice-chair do Fed muda discurso padrão sobre juro; entenda

Comentários não incluíram a mensagem padrão do Fed de que os cortes podem começar assim que se ganhe mais confiança sobre o recuo da inflação

por Reuters
0 comentário

O vice-chair do Federal Reserve, Philip Jefferson, disse nesta terça-feira que “será apropriado manter a atual postura restritiva da política monetária por mais tempo” caso a inflação não desacelere como esperado, em comentários sem qualquer menção a cortes de juros.

“Minha perspectiva básica continua sendo a de que a inflação diminuirá ainda mais, com a taxa básica mantida estável em seu nível atual, e que o mercado de trabalho permanecerá forte, com a demanda e a oferta de trabalho continuando a se reequilibrar”, disse Jefferson em comentários preparados para um discurso em uma conferência de pesquisa do Fed em Washington.

“É claro que as perspectivas ainda são bastante incertas, e se os dados disponíveis sugerirem que a inflação é mais persistente do que espero atualmente, será apropriado manter a atual orientação política restritiva por mais tempo. Estou totalmente empenhado em fazer a inflação voltar a 2%.”

Mudança no discurso do Fed

Vice-chair do Federal Reserve, Philip Jefferson, fala à imprensa em evento em Dallas, Texas, EUA
Vice-chair do Federal Reserve, Philip Jefferson, fala à imprensa em evento em Dallas, Texas, EUA (Imagem: REUTERS/Ann Saphir)

Seus comentários não incluíram o que tem sido uma mensagem padrão para as autoridades do Fed nos últimos meses de que os cortes nos juros podem começar assim que as autoridades ganhem mais confiança de que a inflação continua caindo — um obstáculo que se tornou mais acentuado depois que a inflação no primeiro trimestre se mostrou inesperadamente forte.

As declarações observaram que, embora a desaceleração da inflação siga como base de referência, “os dados de inflação nos últimos três meses ficaram acima das leituras baixas do segundo semestre do ano passado”, enquanto o crescimento do emprego e os gastos no varejo permaneceram mais fortes do que o esperado.

“Embora tenhamos visto um progresso considerável na redução da inflação, o trabalho de restaurar de forma sustentável a inflação de 2% ainda não está concluído”, disse Jefferson no discurso.

A maioria do discurso de Jefferson foi dedicado a uma revisão histórica de como as autoridades lidam com a incerteza, com apenas três parágrafos sobre a “situação atual”. O chair do Fed, Jerome Powell, responderá perguntas durante um evento em Washington às 14h15 nesta terça-feira.

Veja o discurso

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.