Home Grão 4 dicas de planejamento que colocam mais dinheiro no seu bolso

4 dicas de planejamento que colocam mais dinheiro no seu bolso

por Gustavo Kahil

Você sabia que pode estar perdendo muito dinheiro apenas por não conhecer algumas estratégias de planejamento financeiro? Isso mesmo! Existem algumas estratégias que muitas pessoas não conhecem e que podem te fazer ganhar um bom dinheiro a mais. Nesse vídeo, vamos compartilhar 4 delas. Dê o play para conhecê-las e ser um desses felizardos que vai ter mais dinheiro no bolso.

1 – Estratégias para economizar nos impostos

As primeiras estratégias que vamos compartilhar com você são relativas à economia com o imposto de renda. Você sabia que existe um investimento que pode aumentar a sua restituição em milhares de reais? Esse investimento existe é um modelo de previdência privada chamado PGBL. Nele, o investidor pode deduzir até 12% de sua renda bruta tributável anual (salário, antes dos descontos). Para isso, basta que invista esse mesmo valor no PGBL.

Ou seja, uma pessoa que ganha R$100 mil anuais, por exemplo, pode ganhar até R$3.300 de volta da Receita apenas pelo fato de investir. Uma grande economia, não é mesmo? Isso sem contar que seu dinheiro segue investindo, se valorizando com o tempo. Cheque as condições para saber se está apto a investir no PGBL e, se estiver, comece a aproveitar essa vantagem!

Além disso, existem diversas deduções legais, como gastos com saúde, educação, dependentes, entre outros, que você pode deduzir e às vezes pode não estar aproveitando. Cheque todas as deduções legais possíveis para você para checar o máximo de imposto que você consegue ter de volta.

2 – Estratégias para reduzir as dívidas

Outra estratégia comum em um planejamento financeiro é a redução de dívidas. Existem diversas dívidas que geram uma bola de neve de juros para o cliente pagar, como é o caso especial. Porém, o que poucas pessoas sabem é que os bancos geralmente topam renegociá-las, pois se trata de algo bom para eles. Afinal, para o balanço, o número menor de inadimplentes é algo positivo para a instituição.

Portanto, tente sempre não só renegociar sua dívida, como também participar “vendê-la” à outra instituição. Hoje em dia existem também instituições que aceitam pegar dívidas de clientes de outros bancos e financeiras e assumir por juros menores. Com isso, basta o cliente fazer a portabilidade de crédito e conseguir juros menores na dívida para pagar de forma mais suave.

3 – Estratégia para reduzir os gastos do dia a dia

Outra estratégia comum no planejamento financeiro é reduzir os gastos diários do seu orçamento. Quem nunca teve aquele streaming, como Netflix, Prime Video, Disney+, entre outros, que assinou e nunca usou?

Esses pequenos gastos de 40 ou 50 reais por mês, podem virar de 500 a 600 reais por ano, te tomando um dinheiro que você poderia utilizar para outras coisas. O mesmo vale para outros gastos, como clubes de assinatura, academias, deliveries de comida, entre muitos outros exemplos.

4 – Estratégia para viajar mais barato

Uma última estratégia são as que possibilitam que você viaje mais barato. Hoje em dia existem diversos planos de milhas de cartão de crédito que você pode acumular pontos e gastar menos em suas passagens nas férias. Não quer viajar?

É possível ainda utilizar as milhas para outros fins e até mesmo vendê-las em plataformas autorizadas. Isso tudo colocará dinheiro extra no seu bolso ou te fazer economizar! – Como ter ajuda nessas tarefas? Quer utilizar uma dessas estratégias, mas não sabe como fazer e por onde começar?

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.