Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Grão Fundo Primo Rico: 2 anos de Arca Grão previdência

Fundo Primo Rico: 2 anos de Arca Grão previdência

por Redação Dinheirama

O vídeo de hoje foi motivado por uma ocasião especial: a ARCA Previdência, maior fundo da Grão, comemorou 2 anos de lançamento no último dia 10.

Finclass Vitalício Quadrado

E para relembrar a trajetória do fundo e projetar o que esperar daqui para frente, fizemos esse vídeo especial de aniversário.

Veja como dar os primeiro passos para viver de renda; clique aqui e acesse:

3 passos práticos para ganhar dinheiro trabalhando com investimentos

Trajetória no início

Como alguns de vocês devem lembrar, a ARCA não teve um começo muito bom. Lançada em meio às eleições presidenciais, a previdência sofreu bastante o efeito das oscilações motivadas por uma eleição bastante polarizada e equilibrada.

Finclass Vitalício Quadrado

No final, com a eleição do presidente Lula, o mercado teve como primeira reação um movimento negativo. Com isso, a ARCA sofreu em seus primeiros seis meses, performando abaixo do CDI.

Para completar, ainda tivemos no período outros agravantes vindos do exterior. Entre elas a guerra entre Rússia e Ucrânia, que afetou o mercado de petróleo, e mais recentemente o confronto de Israel com os grupos Hamas e Hezlbollah, e mais recentemente o Irã.

Nos EUA, apesar de não haver guerras, tivemos uma alta elevada dos juros para conter a inflação, com os patamares chegando às maiores altas em décadas.

Com isso, era esperado um resultado ruim como um todo, não é mesmo? Mas a verdade é que aconteceu o oposto! Depois dos primeiros meses ruins, a ARCA virou o jogo e passou a superar o CDI, seu índice de referência, com folgas.

Veja os números abaixo:

Desempenho nos últimos 12 meses:

ARCA: 17,83% CDI: 11,00% %CDI: 162,04%

Desempenho desde o início

ARCA: 31,50% CDI: 26,43% %CDI: 119,17%

Importância da metodologia ARCA

Mas o que proporcionou isso? A resposta é simples: a diversificação estrutural proposta pela metodologia ARCA.

Por investir em 4 classes de ativos com comportamentos distintos, a metodologia permitiu que o nosso time de gestão comprasse ativos em baixa a fim de reequilibrar a alocação:

-Resultado: a compra de diversos ativos de qualidade a preços descontados. Quando o mercado “virou”, esses ativos tiveram performance excelente e elevaram o resultado de nossa carteira.

O que esperar daqui para frente?

No momento atual, o mercado está mais otimista com os EUA. Afinal, por lá já tivemos início do movimento de queda de juros nos EUA e isso ajuda e muito os ativos de risco. Já no Brasil, temos um movimento inverso.

A inflação deve ultrapassar a meta estimulada pela Banco Central e, por isso, podemos ter juros altos por mais tempo. Entretanto, essas não são exatamente notícias ruins.

Afinal, a nossa alocação em renda fixa se beneficia dos juros altas. Enquanto isso, o bom momento dos EUA ajuda não só a bolsa americana como também a brasileira, já que os investidos estrangeiros aumentam seu apetite ao risco com juros nos Estados unidos em baixa.

Apenas os FIIs devem sofrer neste momento, já que não são ajudados pelo movimento externo. Portanto, siga fazendo aportes frequentes e tenha confiança na metodologia ARCA.

Sem dúvidas, o seu comportamento será recompensado com um grande acúmulo de patrimônio no longo prazo.

Aproveitamos também para agradecer os cotistas que confiaram no fundo mesmo nas adversidades e que agora estão colhendo os frutos da boa escolha!

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.