Home Finanças Pessoais Para viver mais e melhor é preciso pensar no futuro

Para viver mais e melhor é preciso pensar no futuro

por Ricardo Pereira
3 min leitura
Para viver mais e melhor é preciso pensar no futuro

Para viver mais e melhor é preciso pensar no futuroVocê está preparado para viver 80 anos ou mais? Nossa expectativa de vida ainda não é tão alta, mas deve passar dos 80 anos em pouco tempo. O brasileiro está vivendo mais e o maior tempo de vida faz com que nossa preocupação com o futuro financeiro seja ainda maior. Você tem se preparado para isso?

Ora, se viver mais é importante, é também indispensável que esse maior tempo de vida venha acompanhado de qualidade. Quem sonha em se aposentar bem e conta apenas com a aposentadoria oficial, precisa “abrir os olhos”!

Como será o seu futuro?

É público e notório que o governo, já há muito tempo, não consegue fechar a equação entre a quantidade de pessoas que contribuem com o sistema e os valores dos benefícios pagos atualmente – imagine no futuro.

Esse mês, com a divulgação de uma nova pesquisa do IBGE que constatou o aumento na expectativa de vida do brasileiro, o valor das novas aposentadorias caiu quase 2%. Para receber o mesmo valor de antes da mudança, o trabalhador com 60 anos de idade e 35 de contribuição que quer se aposentar terá de contribuir, em média, cinco meses a mais.

Esse novo cálculo foi baseado na expectativa de vida do brasileiro em 2012, de 74 anos e seis meses, cinco meses a mais do que o estimado em 2011. Ao longo dos anos, a tendência é que novas modificações sejam implementadas para garantir a funcionalidade do sistema (até a contribuição dos já aposentados foi cogitada por muitos especialistas).

Como decidir onde investir pensando no futuro?

O maior tempo de vida precisa ser mais bem aproveitado e o planejamento financeiro passa a ter um peso fundamental nessa nova realidade. Realizar as melhores escolhas e se envolver diretamente nas decisões que favoreçam o crescimento do seu patrimônio são cruciais.

A dúvida recorrente é em relação a que tipo de investimentos fazer e como definir o percentual e as regras para investir nas diferentes modalidades (renda fixa, variável, multimercado etc.). Como decidir? Nesse horizonte, fiquei feliz por ver surgir no mercado uma opção interessante para quem deseja montar uma carteira de investimentos diversificada e inteligente.

A Órama, nossa empresa parceira para investimentos, criou uma nova ferramenta gratuita chamada Portfolio Ideal (clique para detalhes), que utiliza avançados algoritmos e cálculos matemáticos para sugerir uma combinação 100% personalizada dos melhores Fundos de Investimento pra você aplicar, de acordo com o seu perfil e o dinheiro disponível.

Como funciona o Portfolio Ideal

Você informa sua idade, perfil de investidor e tempo de aplicação e a ferramenta indicará um resultado percentual de quanto você deve investir em cada categoria de ativos (do menor risco para o maior, respeitando seu perfil e o tempo determinado).

Depois, é só informar o valor disponível para aplicação. Pronto! Você terá uma sugestão para o seu portfolio de Fundos de Investimento. Clique aqui e experimente a ferramenta gratuitamente. Um abraço e até a próxima!

Foto “Growth concept”, Shutterstock.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.