Jair comenta: “Equipe Dinheirama, tenho ouvido muita coisa sobre a caderneta de poupança, principalmente que a sua rentabilidade anda muito ruim e perdendo para a inflação. Na prática, o que isso significa? Que alternativas de investimento devo considerar para multiplicar meu dinheiro sem ser na poupança? Obrigado”.
Manter o dinheiro na caderneta de poupança hoje significa perder dinheiro. Com rentabilidade em torno de 7% ao ano, o dinheiro aplicado lá cresce em proporção menor ao nível de preços medido pelo IPCA, indicador oficial de inflação, que se aproxima de 8,5% ao ano.
Há poucos dias, o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, decidiu por elevar a taxa básica de juros (Selic) mais uma vez, que agora está em 13,75% ao ano. O objetivo é “encarecer” o custo de capital e “esfriar” a economia para combater a inflação.
Se por um lado os financiamentos e empréstimos ficarão mais caros, as aplicações de renda fixa ficarão mais atraentes. E neste cenário é possível encontrar opções de investimento que rendem de 40% a 80% mais que a poupança, com risco igualmente baixo e segurança.
Onde investir para garantir retornos maiores que os da poupança? Você já ouviu falar de Tesouro Direto? E letras de crédito (LCI e LCA)? Pois é, no vídeo abaixo nosso fundador, Conrado Navarro, conversa com Roberto Indech, analista da Rico.com.vc, que explica e dá ótimas dicas neste sentido:
https://www.youtube.com/watch?v=C59p1Iyjs4o
A situação atual do país, o que inclui o aspecto econômico e a realidade dos juros, traz à tona uma realidade objetiva: a caderneta de poupança é um investimento popular, mas que hoje perde para a inflação.
A boa notícia é que existem alternativas melhores, igualmente acessíveis e seguras. Se você quiser saber mais sobre elas, você pode assistir a um curso online gratuito (clique aqui) ou receber um eBook detalhado (clique aqui). Aproveite-as!
Nota: Esta coluna é mantida pela Rico.com.vc, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.
Foto: Finances, Person stacking Euro coins, close-up, Shutterstock