Nos últimos 75 anos, a expectativa de vida do brasileiro saiu de 42,7 para 75,2 anos, segundo o IBGE. Esses números refletem uma média estatística, mas hoje em dia é fácil encontrarmos indivíduos com mais de 80 anos em plena atividade – e isso vai ser cada vez mais comum.

Além disso, com os avanços da medicina, a população de idosos vai aumentar proporcionalmente mais do que a de jovens, conforme gráfico abaixo:

Grafico_Piramides_Etarias

Se eu vou viver mais tempo, é certo dizer que vou passar mais tempo gastando, principalmente com despesas de saúde (65% dos gastos nesse item ocorrem após os 60 anos), mas será que eu estou poupando o suficiente para o período em que não estarei mais trabalhando?

Leitura recomendada: O orçamento participativo e seu papel na prosperidade da família

Um bom planejamento financeiro, considerando um raio-x dos gastos e avaliando se o estilo de vida de hoje está compatível com os ganhos, ajuda muito nessa reflexão e na decisão de poupar.

Não estamos falando em tornar a vida uma planilha de controle de gastos, mas sim em avaliar o gasto racional e o emocional. Eu compro o que é necessário ou eu compro status?

A harmonia financeira cria um equilíbrio nas relações familiares, laborativas e sociais fundamentais para a qualidade de vida futura.

DINHEIRO_DOENÇAS DIVORCIOS_DINHEIRO_GALLUP

Quanto antes a decisão de economizar for tomada, mais tempo de acumulação haverá. Uma vez definido quanto é possível economizar, é hora de analisar as alternativas de investimentos.

São várias as opções pensando somente em investimentos no mercado financeiro, mas o mais importante é decidir por um percentual da sua renda para guardar e gastar quando não houver mais renda lá na frente.

Leitura recomendada: Aprenda a economizar (sem deixar de comprar) no supermercad

Na seção de Investimentos do Dinheirama, você vai encontrar outros artigos interessantes, que vão te ajudar a decidir onde aplicar suas economias. O Dinheirama também está no MyPush, disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone, com um canal onde você acompanha notícias direto do seu smartphone.

Paulo Ribas
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários