O tema deste artigo é bastante preocupante, pois vejo muita gente gastando dinheiro à toa sem se dar conta.
Chega a ser triste até, e quando acompanho uma situação dessas, percebo o quanto faz diferença estarmos muito atentos a todos os nossos gastos! É natural, aliás, que muitas vezes a gente até sinta que o dinheiro está acabando rápido demais ou que estamos gastando mais do que o necessário. Só que nem sempre a gente sabe de onde estão vindo estes gastos inúteis, nem como poderíamos mudar essa situação, não é verdade?
Para facilitar, separei 10 atitudes que podem significar 10 gastos sem sentido em nosso dia a dia. Será que elas dizem alguma coisa pra você? Quando percebo que algo assim está acontecendo comigo eu já trato de resolver o quanto antes. Não quer aproveitar e fazer isso também?
Leia também: 4 dicas para sair do sufoco e o dinheiro chegar no fim do mês
1) Pagar anuidade de cartão de crédito: Existem casos e casos, mas é preciso no mínimo negociar com o seu banco. Hoje em dia há uma série de cartões sem anuidade e se você não precisa de um limite tão alto, eles podem ser ideais. Agora se você quer continuar tendo aquele limite que o seu banco te dá, tente negociar as taxas porque não há cabimento ficar pagando anuidades caras hoje em dia com tantas opções no mercado, ok?
2) Pagar TED/DOC para investir: Agora precisamos falar dos bancos digitais, muitos disponibilizados pelas próprias corretoras de valores ou por startups como o Nubank. Quem costuma investir e fica pagando DOC ou TED toda hora para repassar valores está perdendo dinheiro. Dê uma pesquisada e veja a economia que você pode fazer com esse quesito!
3) Não olhar o valor dos produtos no caixa: Isso já aconteceu algumas vezes comigo! O preço do produto era um na prateleira e no caixa, em meio a tantos outros produtos, era outro. Não custa nada (ou melhor, pode custar muito pro seu bolso se não fizer isso) olhar se o valor cobrado é o mesmo que está sendo vendido.
4) Contratar serviços mais caros que o necessário: Vale para tudo aquilo que você paga, mas não usa, desde a conta de um celular até a assinatura de uma revista impressa. Na hora a gente se empolga, acaba pagando a mais pensando que pode vir a usar, mas se você fizer as contas somando os meses sem uso, pode se surpreender!
5) Pagar a 2ª unidade para ter desconto: Já viu aquelas promoções “Leve duas peças e pague 50% na segunda?” Pois bem, é preciso checar direito se de fato isso valeria a pena ou se você simplesmente estará gastando 50% a mais, já que a intenção era levar apenas uma peça. Já fiz isso e me arrependi. Às vezes a gente até leva coisas que nem usaria só para pagar mais barato no conjunto e perde a oportunidade de guardar ou de comprar algo com mais utilidade em outro lugar.
6) Gastar mais para ganhar selos de desconto futuro: Essa é parecida com a anterior. Outro dia, no supermercado, a atendente me falou que se eu quisesse ganhar mais um selinho, que me daria direito a pontos, eu teria que gastar uma quantia a mais. Agradeci e segui sem este extra. Vale especialmente se você não for cliente assíduo no estabelecimento, ou seja, quantas compras você teria que fazer ali para ganhar alguma coisa? Provavelmente a promoção tenderia até a acabar quando conseguisse preencher a cartela!
7) Comprar produtos que estão para vencer: Neste caso é preciso ver se você terá tempo de consumi-los ou não. Se não tiver, esqueça.
8) Gastar mais para não pagar anuidade: Já falamos da questão da anuidade, e existe também a questão de ter que gastar uma quantia mínima para não ser sobrado em alguns casos. Ora, neste caso também naõ vale a pena, a não ser que de fato você já quisesse gastar mensalmente um determinado valor.
9) Pagar frequentemente mais caro pelo “cafezinho”: Tornar uma rotina a ida a lugares caros pode ser muito prejudicial para a sua vida financeira e eu sei o que estou dizendo! Quando comecei a fazer as contas relacionadas a cafezinhos tomados o tempo todo na Oscar Freire, perto de onde eu morei um tempo, percebi o que estava acocontecendo no meu bolso! É claro de vez em quando vale a pena a gente investir em um café em um lugar mais agradável ainda que mais caro. Digo que é um investimento para a alma. Mas fazer disso uma rotina pode quebrar o bolso!
10) Comprar produtos de baixa qualidade para economizar: Finalmente, aqui é aquela coisa do “barato que sai caro”. Você vê uma blusinha por R$ 10, um enfeite por R$ 5 , uma maquiagem por metade do preço. Resolve comprar para economizar, mas só percebe depois que a qualidade deles é super baixa e, no fim das contas, além de não surtirem o efeito esperado, você ainda é obrigado a comprar de novo as mesmas coisas. Já aconteceu com você? Realmente vale pensar duas vezes antes de fazer isso!