Você sabe aproveitar as promoções do comércio virtual?Primeiramente, é um grande prazer ter a oportunidade de escrever em parceira com meu amigo de longa data, Conrado Navarro, que vem dando show na sua missão de ensinar as pessoas a ganhar e gastar dinheiro racionalmente. Sou grande admirador da sua visão de dinheiro como ferramenta de melhoria da qualidade de vida e facilitador da realização de objetivos e sonhos, o que só é possível através da educação financeira. Parabéns meu amigo!

Bem, vamos ao texto. A idéia de escrevê-lo surgiu durante as festas do final de 2011, quando resolvi me presentear com alguns materiais esportivos comprados em duas grandes e famosas lojas virtuais do ramo. Como essas compras não eram urgentes, trocando uma idéia com o Navarro perguntei se era interessante aguardar a passagem do Natal para obter bons descontos. A resposta foi “sim”, pois após a efervescência dos consumidores nessa data, muitas lojas buscam liquidar os estoques excedentes e renová-los com novas coleções. Sem trocadilhos, “paguei para ver” se ia dar certo.

Liste o que você quer e pesquise os preços
Cadastrei os produtos de interesse na minha lista de desejos (uma das lojas oferece essa facilidade e, para a outra, foi necessário criar uma planilha no Excel) e os monitorei durante a última semana de 2011 e a primeira de 2012. Não deu outra: a paciência me rendeu belos descontos e uma bela economia! Aí vai uma tabela com alguns itens da compra:

Descontos conseguidos com paciência!

Nessa “brincadeira”, obtive uma economia de R$ 130,00, ou 30%! Você deve estar, nesse momento, com a sua agenda na mão, aberta no mês de dezembro de 2012 e esperando ansiosamente o próximo Natal para poder aproveitar grandes descontos como esses. A boa notícia é que esse tipo de promoção não se limita ao Natal e outras datas específicas de aumento do consumo (como o Dia das Crianças, Dia dos Namorados etc.).

Acompanhe as principais lojas que oferecem os produtos que você deseja
As lojas virtuais fazem, regularmente, grandes promoções, que podem ser a oportunidade de comprar aquele produto que você namora há tanto tempo, com preços bem abaixo do mercado. Essas promoções vão desde as mais comuns, como o famoso “10% de desconto em todo o site e frete grátis”, até descontos estrondosos, acima de 50% em dias específicos.

A grande “sacada” é ficar sabendo dessas promoções. Para isso, nada melhor do que se cadastrar nas lojas virtuais de sua preferência (optar pelas maiores e mais famosas é uma boa dica em termos de segurança nas compras) e ficar de olho nos emails enviados com as ofertas.

Se você, assim como eu, não suporta caixa de email lotada de spams, fique tranqüilo, os filtros de spams dos principais servidores existentes cumprem bem a tarefa, e essas propagandas podem ser direcionadas para pastas específicas, que você pode definir. Crie suas regras de maneira que as muitas mensagens não interfiram no seu dia a dia de trabalho, mas de forma que você possa visitar os sites quando decidir pesquisar por algo que precisa comprar.

Aproveite, mas lembre-se sempre da educação financeira!
Só tenha o cuidado de não se empolgar com os grandes descontos e sair comprando por impulso – afinal, comprar só porque está barato é um dos grandes erros que o amigo Navarro já abordou diversas vezes. Planeje suas compras, economize e prefira pagar à vista. Se conseguir o grande desconto, ótimo, você ainda fica com uma grana para satisfazer outros desejos.

Valeu pela oportunidade! Feliz 2012 para todos vocês e até a próxima.

Foto de sxc.hu.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários