Home Finanças Pessoais Você sabe se o seu nome está sujo?

Você sabe se o seu nome está sujo?

por Igor Oliveira
3 min leitura

nome-sujo-postDe acordo com a Boa Vista Serviços, uma das administradoras do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), mostrou que 54,9% dos consumidores não sabe que está com o nome sujo, mesmo após o envio das notificações pelos correios.

O estudo foi feito com mais de 2.000 consumidores, de 17 a 82 anos que acessaram o serviço de consulta de nome sujo do portal da Boa Vista entre 6 a 16 de junho. A empresa constatou também que grande parte dos inadimplentes ignoravam o fato de o seu nome estar sujo antes de realizar a pesquisa no site.

Em alguns casos, a desinformação se dá porque o consumidor mudou de endereço e não recebeu a carta, fazendo com que ele não fosse devidamente avisado da sua situação.

Na pesquisa da Boa Vista Serviços, os entrevistados também foram submetidos à seguinte questão: Em caso de dívida registrada, quando pretende pagar? Entre os que afirmaram possuir alguma pendência, 20,7% disseram que pretendem pagar a dívida em até 30 dias, outros 22,7% afirmaram que devem quitá-la em até 90 dias. E 56,6% não sabem quando poderão regularizar a pendência.

O SCPC é um dos maiores cadastros de inadimplentes do país hoje. Além, dele existem outros dois grandes cadastros, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que é o sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs), e o Serasa, que pertence à Serasa Experian.

Desde o início do ano, a Boa Vista disponibiliza um serviço de verificação online da situação do CPF do consumidor – basta acessar www.consumidorpositivo.com.br para detalhes.

Para quem deseja saber como limpar seu nome, ouça um podcast do Dinheirama explicando como se livrar da inadimplência e veja outros artigos:

Fonte: EXAME | Foto de freedigitalphotos.net

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.