Home Finanças Pessoais Você tem um objetivo? E metas?

Você tem um objetivo? E metas?

por Conrado Navarro
0 coment√°rio

Objetivo - MetaRecebo muitos e-mails de pessoas pedindo ajuda para alcançar seus objetivos. Recebo ainda mais e-mails de leitores querendo apoio para atingir suas metas. Financeiramente, o que é objetivo pra você? E meta? Estes conceitos estão, e sempre estarão, interligados, porém devem ser encarados de forma diferente. Já adianto que ninguém está financeiramente organizado se não possui pelo menos um objetivo e uma meta. Claro, essa é minha opinião. Afinal, esse é meu blog!

O que voc√™ quer? Muita gente acorda cedo pra trabalhar, “rala” o dia todo e n√£o sabe onde quer chegar. Diz que sabe, mas n√£o sabe! E voc√™, √© assim? Admita ou n√£o, isso √© o que voc√™ faz durante a maior parte de sua vida. Por que ser√°? Administramos nossa vida mais como um departamento que como um projeto. Somos educados assim e, infelizmente, perdemos com isso. Nada contra as estruturas funcionais, por favor. Departamentos s√≥ n√£o s√£o t√£o din√Ęmicos como projetos. Determinados projetos acabam, outros come√ßam. Comprou o carro dos sonhos? Qual o pr√≥ximo projeto? N√£o deveria ser assim? Que tal parar de falar isso da boca pra fora?

Objetivo, entendeu? Voc√™ precisa saber o que quer, com o maior n√ļmero poss√≠vel de detalhes. Imagine-se especificando um projeto. Detalhe, escreva, defina, perca tempo transformando seu desejo em um objetivo plaus√≠vel e palp√°vel, ainda que no papel. Tendo diversos projetos em sua vida, voc√™ pode (e deve) ter diversos objetivos. Simplesmente tenha-os! Sem eles, fica imposs√≠vel definir as metas necess√°rias para alcan√ß√°-los. Voc√™ deve estar aqui porque quer aprender e exercitar a educa√ß√£o financeira em sua vida, certo? Este √© seu objetivo. O que voc√™ precisa fazer at√© chegar l√°? Estudar deve ser uma meta. Participar de semin√°rios deve ser outra meta. Sacou?

Mais exemplos? Tudo bem. Ent√£o seu objetivo √© comprar um novo apartamento, certo? Certo. Mas quando? Estabele√ßa uma meta de tempo (prazo) para que alcance seu objetivo. Isso o manter√° determinado e suficientemente focado durante sua jornada. Ah, de onde voc√™ vai tirar o dinheiro para a compra do apartamento? Ora, crie uma meta de acumula√ß√£o de capital e descreva as poss√≠veis alternativas para cumpri-la. Investimentos de curto prazo, aplica√ß√Ķes em Bolsa, venda de outro im√≥vel? Exercite sua capacidade mental, descritiva e tra√ße suas metas.

E então, meta ou objetivo? Os dois, claro. Um descreve o que você quer, o outro apresenta os marcos pelos quais você terá de passar para que seu sonho se materialize. Objetivo é o que você quer, meta é o que você está disposto (e precisa) a fazer para chegar até seu objetivo. Defina bem seu objetivo e o trabalho de descrever as metas ficará muito mais fácil. Preocupe-se em determinar metas financeiras inteligentes e corra atrás. Disciplina aqui é fundamental.

Está com tudo escrito e em mãos? E agora? Mexa-se meu amigo, minha amiga. A vida passa ali do lado de fora da janela. E passa rápido. Portanto não adianta falar que quer alguma coisa. Se você quer, vá até ela ou traga-a até você de forma inteligente. Tenha um objetivo, faça o que for preciso para alcançá-lo, de preferência conscientemente. E lembre-se de que pessoas bem-sucedidas estão dispostas a fazer coisas que pessoas mal-sucedidas não querem fazer. Seja agressivo em suas metas, sem perder a sensatez. Exercite sua capacidade de gestão financeira e pessoal. Mereça!

Gostaria de convidar os blogueiros André Valongueiro,  Pedro (do blog Isso Mesmo!) e Fernando (do blog Primeiro Milhão) para comentarem o assunto e falarem um pouco sobre objetivos e metas com um olhar pessoal. Será que meus amigos aceitam?

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.