Aumento da volatilidade gera oportunidades em operações de Day TradeCom o aumento da volatilidade das principais ações da nossa bolsa de valores[bb], uma estratégia que poderá ser interessante é operar no mesmo dia, realizando o chamado Day Trade. Voltado para o investidor mais agressivo, o Day Trade consiste na operação de compra e venda de uma ação efetuada no mesmo dia, ou mesmo em sua ordem inversa (de venda e compra), também na mesma data. O intuito desta estratégia é aproveitar a grande volatilidade do mercado de ações

As operações de Day Trade são efetuadas com base em indicações visualizadas no início do pregão, de acordo com o gap apresentado após o leilão de abertura, figuras presentes no intraday com a utilização do candlestick de 1 minuto, além de mais algumas ferramentas (bandas de Keltner, média móvel da própria média móvel para stop etc) adaptadas principalmente para as ações da Petrobras e Vale.

As operações de Day Trade devem ser evitadas em ações com menor liquidez. Devido ao seu maior risco de manipulação e à super exposição do patrimônio ou mesmo alavancagem, as operações de Day Trade deverão ser efetuadas depois de muito tempo de experiência e treinamento. Há muitos investidores que tentam utilizar certos recursos na tentativa de obter sucesso, como: livro de ofertas, jornais, dicas, relatórios, “achômetro”, “caiu muito vou comprar” (e vice-versa), sites, fóruns, “o índice está subindo, vou comprar” (e vice-versa). Estratégias essas perdedoras e que no longo prazo levarão o investidor à falência.

Gostaria de destacar as maiores vantagens e desvantagens dessa modalidade de operação e o que é importante neste tipo de estratégia de curto prazo:

Vantagens

  • Dormir tranqüilo (sem risco de gap de abertura que pularia eventual stop);
  • Maior liquidez contra manipulação (operar papéis com alta liquidez);
  • Independência da tendência principal (indicações ao longo do dia de compra ou mesmo venda para ganhar com a queda);
  • Alavancagem (possibilidade de operar volume maior que apresenta na corretora).

Desvantagens

  • Maior rapidez na perda em caso de descontrole nas operações;
  • Alto custo operacional;
  • Tempo diário requerido;
  • Maior freqüência na ocorrência de ruídos.

É importante lembrar que a operação de Day Trade depende de alguns fatores relacionados aos hábitos do investidor[bb] e seus conhecimentos específicos. Por exemplo:

  • Requer tempo de aprendizado e experiência, visto que a estratégia é de alto risco;
  • Deve-se conseguir baixos custos operacionais, o que no longo prazo fará bastante diferença;
  • Sempre utilizar stop quando começar um Day Trade. Deverá encerrar a operação no mesmo dia;
  • Ter planilha de controle das operações para acompanhar os resultados e facilitar o pagamento de IR (este de 20%), onde 1% fica retido na fonte.

Confira um exemplo com a Vale, na última sessão, e as respectivas indicações destacadas no gráfico:

Operações de DayTrade - Exemplo com a Vale

Como podemos observar no gráfico acima, a adaptação das bandas de Keltner tem servido em VALE5 e PETR4 com bastante eficácia para indicar pontos de compra e venda no intraday em operações de Day Trade, aliadas a outras importantes confirmações que utilizam com base a Análise Técnica[bb].

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Leandro Martins
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários