Home Empresas WEG equipará 1ª usina de energia a partir do lixo no Brasil

WEG equipará 1ª usina de energia a partir do lixo no Brasil

O lixo será matéria-prima das caldeiras antes de se transformar em energia elétrica despachável em uma unidade de 20 MW de capacidade em Barueri

por Reuters
0 comentário

A WEG (WEGE3) irá fornecer equipamentos para a usina de geração de energia a partir da recuperação energética do lixo, um projeto pioneiro da Orizon no país que entrará em operação em 2027, disseram as empresas à Reuters nesta terça-feira.

O contrato, cujo valor não foi informado, prevê o fornecimento pela WEG de conjunto turbo gerador de 20 megawatts (MW) de capacidade composto por uma turbina a vapor de condensação com tecnologia de reação, redutor turbo e gerador síncrono linha ST 41, além de unidade hidráulica, painéis com sistemas de proteção e controle e demais serviços.

Os equipamentos serão produzidos em Jaraguá do Sul (SC) e Sertãozinho (SP), e a empresa Interunion será a integradora responsável pela instalação deles na planta da Orizon.

Contratada em leilão realizado pelo governo em 2021, a usina da Orizon, classificada como uma unidade de recuperação energética (URE), processará resíduos sólidos do sistema de coleta de lixo dos municípios de Barueri, Carapicuíba e Santana do Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo.

O lixo será matéria-prima das caldeiras antes de se transformar em energia elétrica despachável em uma unidade de 20 MW de capacidade em Barueri, suficiente para atender o consumo de energia de cerca de 320 mil pessoas por ano.

A Orizon está investindo 550 milhões de reais no empreendimento.

“O grupo Orizon está construindo a primeira planta de ‘Waste to Energy’ do Brasil. A unidade entrará em operação em janeiro de 2027, e contribuirá para a destinação adequada dos resíduos, já que a região é altamente adensada em termos populacionais, com “, disse Milton Pilão, CEO da Orizon, em nota.

Paulo Sinoti, diretor da WEG Energia, reforçou o pioneirismo da iniciativa e disse que o acordo reforça o compromisso da companhia em contribuir cada vez mais para um mundo mais eficiente e sustentável.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.