Home Economia e Política Williams, do Fed: juros cairão gradualmente ao longo do tempo

Williams, do Fed: juros cairão gradualmente ao longo do tempo

Williams disse que, para o Fed, "a tarefa número um é garantir que a inflação volte a 2%"

por Reuters
3 min leitura

O presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams, disse nesta terça-feira que a taxa de juros cairá gradualmente ao longo do tempo, mas se recusou a dizer quando o banco central dos Estados Unidos poderá dar início ao processo de afrouxamento da política monetária.

“Espero que a taxa de juros caia gradualmente ao longo dos próximos dois anos, refletindo o fato de que a inflação está voltando à nossa meta de 2% e a economia está se movendo em um caminho muito forte e sustentável”, disse Williams em uma entrevista ao canal de televisão Fox Business.

Questionado sobre se o Fed atenderá às expectativas atuais do mercado para um corte nos juros em setembro, Williams disse: “não vou fazer uma previsão” sobre a trajetória exata da política monetária.

O que acontecerá “depende da evolução dos dados”, afirmou ele, acrescentando que “as coisas estão indo na direção certa” para uma eventual flexibilização.

Na reunião de política monetária da semana passada, autoridades do Fed mantiveram a taxa de juros de referência na faixa de 5,25% a 5,50% e reduziram as projeções de cortes esperados neste ano para um, em comparação com os três previstos em março.

Williams disse que, para o Fed, “a tarefa número um é garantir que a inflação volte a 2%”, rejeitando a ideia de que o banco central toleraria que a inflação se mantivesse em torno do nível de 3%.

Ele também fez ponderações sobre o debate de que alguns dados recentes podem estar exagerando os ganhos robustos do mercado de trabalho.

De modo geral, os dados “me dizem de forma convincente que ainda temos um mercado de trabalho muito forte e que estamos observando uma certa desaceleração nas contratações”, disse Williams. Mas ele reconheceu que algumas partes dos dados de emprego podem estar “exageradas”, acrescentando que levará tempo para que isso seja confirmado.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.